Histórico

Prepare a sua torcida: os campeonatos estaduais no Brasil vão começar

A comunidade brasileira nos Estados Unidos está contando os dias para o pontapé inicial dos campeonatos estaduais de futebol. Afinal, a expectativa é grande, depois que os principais times do país se reforçaram bastante nesse início de temporada, contratando craques que inclusive estavam fora do país. Os quatro principais torneios regionais (Rio, São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul) prometem agitar as torcidas, mesmo daquelas que só acompanham os jogos pela televisão ou pela Internet.

Na Cidade Maravilhosa, a grande sensação é o Fluminense, que de uma tacada só levou para as Laranjeiras atletas consagrados como Leandro Amaral, Dodô, Washington, Gustavo Nery e o argentino Conca, entre outros. O técnico Renato Gaúcho anunciou que pretende escalar o time com três atacantes, coisa rara no futebol atual. No Flamengo foram repatriados Jônatas, o pentacampeão Kleberson e o zagueiro Rodrigo. Além disso, a equipe que tirou terceiro lugar no Brasileirão do ano passado foi mantida. Botafogo e Vasco foram mais modestos nas contratações, mas nunca é demais lembrar que o alvinegro trouxe para o plantel três sul-americanos e o Vasco contará com a estrela do agora técnico Romário. A primeira rodada está marcada para o fim de semana dos dias 19 e 20 de janeiro.

Vem do futebol de São Paulo o time que provavelmente fez o maior número de contratações nesse início de temporada. O Corinthians terá 12 novas caras em 2008, provavelmente querendo deixar para trás o ano de 2007, em que foi rebaixado para a segunda divisão. O técnico também é novo: Mano Menezes, que vem de uma bem-sucedida passagem pelo Grêmio. Mas os outros três grandes também vão apresentar seus craques, com destaque para Betão (Santos), Alex Mineiro (Palmeiras) e Adriano (São Paulo). O campeonato começa 16 de janeiro.

Em Minas Gerais, a dupla Atlético-Cruzeiro aposta suas fichas nas pratas da casa para começar bem a temporada, mas mesmo assim os dirigentes mexeram nos cofres para trazer atletas importantes: o lateral Jadílson vai para a Raposa e o atacante Marques retorna ao Galo. A batalha terá início no dia 27 de janeiro. Já no Sul, a guerra do Gre-Nal certamente vai ferver e os jogos acontecem a partir de 19 de janeiro. Se por um lado o Grêmio trouxe uma legião de reforços, por outro o Inter manteve a base forte do ano passado, que já deu até resultado – o time derrotou a poderosa Inter de Milão na final do torneio de Dubai.

Portanto anote na agenda as datas das rodadas de abertura dos campeonatos estaduais e capriche na torcida.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo