O comandante da NBA, David Stern, anunciou esta semana que Heidi Ueberroth, presidente da NBA Internacional, deixará a NBA depois de uma carreira de quase 20 anos, no final de 2013.
Durante sua permanência na liga, Ueberroth foi fundamental para o crescimento global da NBA, liderando as operações fora dos Estados Unidos, o que resultou em um aumento dez vezes superior nas receitas internacionais, na abertura de 13 escritórios internacionais, e na difusão dos jogos da liga em 215 países e territórios em 47 idiomas. Depois de sua saída, Ueberroth atuará como assessora principal em assuntos internacionais da NBA.
“Heidi foi uma importante participante na expansão global da NBA durante quase duas décadas”, disse Stern.
Como presidente da NBA Internacional, Ueberroth supervisiona as atividades de negócios internacionais da liga através de novas associações de televisão e meios digitais, de sociedades de marketing, produtos de consumo, eventos, comunicações de marketing, e novas iniciativas empresariais. Ela desempenhou um papel central na formação da NBA China, entidade que realiza todos os negócios da liga na Grande China. Ela é integrante da diretoria da NBA China e foi fundamental na obtenção de alianças estratégicas com o Banco da China, Legend Holdings, a Fundação Li Ka Shing, China Merchants Bank, e ESPN.
“Foi um privilégio incrível ter trabalhado na NBA, e estou agradecida aos nossos donos, a David, e a Adam (Silver, vice-presidente da NBA) pelo apoio ao longo de minha carreira”, disse Ueberroth. “Estou particularmente orgulhosa da equipe de mais de 300 colegas na NBA que estão em nossos escritórios na Europa, Ásia, África e América Latina – e que formam um grupo de especialistas inigualável no segmento de esportes profissionais. Neste momento, consegui tudo o que esperava para a NBA e, com esta grande equipe, já sei que é o momento adequado para explorar o que mais posso fazer”.