Manchete Mundo

Presidente da Ucrânia faz visita “surpresa” à Casa Branca

Pouco antes da chegada de Volodymyr Zelenskyy, a Casa Branca anunciou sua maior entrega única de armas à Ucrânia, e um pacote de gastos que inclui cerca de $45 bilhões em assistência de emergência

A visita do presidentes da Ucrânia aos EUA foi organizada em segredo. Foto: Reprodução ABCNews

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, fez uma visita “surpresa” à Washington na quarta-feira (21) para agradecer aos líderes dos EUA pelo apoio na luta contra a invasão da Rússia ao país europeu. Pouco antes de sua chegada, a Casa Branca anunciou sua maior entrega única de armas à Ucrânia, incluindo mísseis terra-ar Patriot, e um pacote de gastos que contempla cerca de $45 bilhões em assistência de emergência.

A viagem, que autoridades americanas e ucranianas organizaram em segredo na semana passada, envolveu grandes riscos. Depois de chegar à Polônia de trem, Zelensky voou para Washington a bordo de um avião militar americano. Ele chegou aos Estados Unidos pouco depois do meio-dia na Joint Base Andrews, nos arredores da capital do país. A visita altamente sensível ocorreu após 10 meses de uma guerra brutal que já causou dezenas de milhares de mortes em ambos os lados e devastação para os civis ucranianos.

“O povo ucraniano continua a inspirar o mundo”, disse Biden a Zelensky no Salão Oval. “Quero dizer isso sinceramente – não apenas nos inspirar, mas inspirar o mundo com sua coragem.”

Essa é a primeira viagem de Zelenskyy para fora de seu país desde a invasão da Rússia em fevereiro. Segundo o líder ucraniano, a visita demonstra que “a situação está sob controle, graças ao seu apoio”, afirmou se dirigindo ao presidente americano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo