Histórico

Presidente do México elogia esforços de Obama pela imigração

O presidente Enrique Peña Nieto, do México, elogiou na terça-feira (6) as medidas tomadas pelo presidente Obama no final do ano passado para tentar dar um alento à situação de milhões de imigrantes indocumentados no país. À saída de um encontro com Obama na Casa Branca, ele disse que as medidas foram um “ato de justiça”.

Por sua vez o presidente Obama agradeceu a Peña Nieto pela ajuda no esclarecimento aos mexicanos sobre os detalhes das medidas anunciadas.

“Seremos muito mais rigorosos na fronteira, e vamos nos assegurar de que as pessoas entrem legalmente no sistema”, disse Obama, acrescentando que o governo mexicano “tem sido de grande ajuda” ao deixar isso claro para os seus cidadãos.

A visita do presidente mexicano a Washington chega ao mesmo tempo que uma melhora nas relações cooperativas entre os EUA e o México. A iniciativa de Obama de regularizar a situação de algumas pessoas que estão ilegalmente no país, a maioria mexicanos, foi muito bem recebida no México, assim como os esforços do governo americano de regularizar as relações com Cuba, o que também vem sido feito pelo governo mexicano.

O papel das agências de segurança americanas na prisão de vários líderes de carteis de drogas, como Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo, també serviu para estreitar a cooperação entre os dois países.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo