Histórico

Presidente dos Estaods Unidos dá exemplo e adota energia limpa

Obama concorda em instalar até 50 painéis solares na Casa Branca e agrada ativistas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aderiu à onda verde: ele aceitou sugestão de ativistas e de seu secretário de Energia, Steven Chu, e a Casa Branca terá painéis solares no telhado que convertem a luz do sol em eletricidade. O equipamento ecologicamente correto será instalado antes do verão do ano que vem.

Na verdade, os painéis não são uma novidade na residência oficial em Washington DC: O ex-presidente Jimmy Carter foi o primeiro presidente a usar este tipo de fonte alternativa de energia, ainda na década de 70, durante uma crise do petróleo desencadeada por conflitos no Oriente Médio. Anos mais tarde, durante o governo de Ronald Reagan, os paineís foram retirados por  causa de uma reforma no telhado.

“A Casa Branca é um símbolo de liberdade e democracia em todo o mundo. Ela deve também ser um símbolo do compromisso americano com um futuro de energia limpa”, afirmou Chu. A ideia é instalar entre 20 e 50 painéis solares, que vão gerar o dobro da electricidade que é consumida, em média, por habitação em Washington. A Administração Obama estima que, com a medida, vai poupar cerca de três mil dólares por ano na conta da luz.

A decisão foi comemorada por ativistas, entre eles Bill McKibben, que há poucas semanas levou à capital americana, num veículo movido a biodiesel, um dos painéis solares originais instalados por Carter como forma de incentivar Obama a adotar a mesma postura. “Obviamente que os painéis solares na Casa Branca não vão salvar o clima. Mas são um símbolo poderoso para todo o país sobre onde está o futuro. E o Presidente vai acordar todas as manhãs e fazer a sua torrada com a luz do Sol”, disse o ativista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo