Arte & Cultura Música

Prestes a tocar na FL, Sorocaba lidera ranking de direito autoral em shows

Sertanejo, da dupla Fernando e Sorocaba, desbancou Roberto Carlos em 2015; artistas fazem turnê pelos EUA neste mês

A dupla sertaneja Fernando (à direita) e Sorocaba, que tocará na Flórida
A dupla sertaneja Fernando (à direita) e Sorocaba, que tocará na Flórida

DA REDAÇÃO – Fã de um bom sucesso sertanejo? Então certamente você conhece a dupla Fernando e Sorocaba, que está prestes a aportar no sul da Flórida para shows de uma turnê que vai passar por várias regiões dos Estados Unidos. A dupla é uma das mais bem-sucedidas do cenário sertanejo nessa década, sendo autores dos sucessos “Paga Pau”, “Madri”, “Fica Comigo” e “As Mina Pira”, entre outros.

Fernando e Sorocaba cantam na Flórida no dia 11 (quinta-feira), no Passion Night Club, que fica dentro do Seminole Hard Rock Hotel & Casino, em Hollywood `1 Seminole Way, Hollywood, FL 33314, telefone (866) 502-7523`. Além dessa parada, os músicos também passarão por Atlanta (2/12), New Jersey (2/13) e Boston (2/14). Mais informações podem ser obtidas em fernandoesorocaba.com.br/shows.

Uma das metades da dupla, Sorocaba, chega por aqui com a moral em alta. O músico recentemente passou a encabeçar a lista de artistas no Brasil que mais arrecadam direito autoral com shows. Segundo reportagem publicada recentemente pelo portal de notícias G1, ninguém arrecadou mais por direitos autorais em shows no Brasil em 2015 que Sorocaba. A informação é do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Sorocaba bateu Roberto Carlos, em 2º, e Dave Grohl, que garantiu a 3ª colocação após a turnê no país no ano passado de sua banda, Foo Fighters.

O Ecad é a instituição que arrecada e distribui o dinheiro de direitos autorais de execução pública musical no país. Em 2015, o escritório diz ter distribuído R$ 771,7 milhões aos músicos. O valor é menor do que o do ano anterior. Em 2014, foram distribuídos R$ 902,9 milhões.

Além de compor os principais sucessos de sua dupla, Fernando & Sorocaba, como “Gaveta”, “Madri” e “As mina pira”, o líder de 2015 também já escreveu músicas para Luan Santana (“Meteoro”, “Você não sabe o que é amor”, “Um beijo”), Thaeme e Tiago (“Cds e livros”, “Vidinha”), Inimigos da HP (“Mudei por você”), Yudi Tamashiro (“Tô na net”), Henrique e Diego (“Top de verão”), e outros. Sorocaba tem 162 composições cadastradas no Ecad.

Compositores e músicos que mais arrecadaram com shows em 2015 no Brasil
1. Sorocaba
2. Roberto Carlos
3. Dave Grohl
4. Marcelo Camelo
5. Erasmo Carlos
6. Lulu Santos
7. Caetano Veloso
8. Nando Reis
9. Tim Maia
10. Herbert Vianna
(Fonte: Escritório Central de Arrecadação e Distribuição)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo