Da Redação com IG – O primeiro longa-metragem de animação brasileiro “Uma História de Amor e Fúria”, que recentemente foi apresentado em Miami durante a programação do Mia Animation está na pré-lista de concorrentes ao Oscar de Animação. Os nomes dos 19 pré-selecionados foram divulgados essa semana. A lista final com os cinco concorrentes será divulgada no dia 16 de janeiro de 2014 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, diretamente do Samuel Goldwyn Theater, em Beverly Hills, na Califórnia. A 86ª cerimônia do Oscar será realizada no dia 2 de março, em Los Angeles.
“Uma História de Amor e Fúria” já foi premiado com o troféu principal, como Melhor Animação, do Festival de Annecy, na França, em junho. Dirigido pelo diretor e roteirista Luiz Bolognesi, roteirista de “As Melhores Coisas do Mundo” e “Chega de Saudade”, o filme foi distribuído pela Europa Filmes e produzido pela Buriti Filmes e Gullane.
O longa brasileiro foi lançado em abril e faz uma viagem pela história do Brasil. Selton Mello dubla o protagonista, que vai de índio tupinambá a um homem desiludido no Rio de Janeiro futurista de 2096. Camila Pitanga e Rodrigo Santoro também emprestam suas vozes ao filme.
“Amor e Fúria” também foi a primeira animação brasileira selecionada a concorrer ao prêmio principal em 53 anos do evento em Annecy. O longa também foi inscrito para ser o candidato do Brasil ao Oscar de filme estrangeiro, mas a comissão do Ministério da Cultura responsável pela seleção escolheu “O Som ao Redor” .
De acordo com Bolognesi, só de estar na lista pelo Oscar já representa muito para o filme. “O filme ganha mais visibilidade”, disse ele, que acrescentou ainda: “A indicação e o prêmio em si não importam tanto, o que importa são as consequências. O reconhecimento aumenta muito, as pessoas pegam o DVD. E eu quero que o filme seja visto”, afirmou.