Estados Unidos Geral

Primeira etapa de inscrições para o Obamacare se encerra no dia 15

Beneficiários podem aderir ou mudar de plano até o dia 31 de janeiro; valor da multa por família pode chegar a $2 mil

Estão abertas as inscrições para o Affordable Care Act (ACA), mais conhecido como Obamacare, plano de saúde criado pelo governo para atender quem não tem condições de pagar muito por assistência médica. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de dezembro para ter o benefício a partir do dia 1º de janeiro ou até o dia 31 de janeiro para começar o plano no dia 1º de março. Quem perder o prazo de inscrição não poderá se inscrever para o plano em 2016, apenas em casos específicos e justificados. O Obamacare só pode ser feito por quem está legalizado no país

Vale ressaltar que quem não se inscrever no programa paga multa se não tiver nenhum plano de saúde. A multa será descontada da restituição do imposto de renda e para o ano de 2015 será de 2% da renda familiar, $325 dólares por adulto, $162,50 por criança e até $975 dólares por família. De acordo com o governo, para quem não tiver plano de saúde em 2016, a multa pode ser cobrada de duas formas, sendo levada em consideração a mais alta. A primeira é 2,5% de toda a renda familiar e a outra será de $695 por adulto, $347,50 para menores de 18 anos e o valor máximo de $2.085.

A agente de seguros Patricia Vilas, da Casalina Insurance Agency de Fort Lauderdale, explica que qualquer pessoa com um estado legal de residência no pais, como autorização de trabalho e green card, está qualificada para o Obamacare. “Para se qualificar para um plano de saúde por meio do Affordable Care Act é necessário ter uma renda anual que corresponda aos requisitos mínimos determinados pelo tamanho da família”, explica Patrícia.

Segundo Patrícia, quem já tem o plano não precisa se recadastrar, apenas se quiser mudar de plano ou atualizar as informações. “A vantagem do (ACA) é que muitas famílias de renda baixa são qualificadas para um Plano de Saúde com pagamentos baixos, tão baixos quanto  $0 por mês”, informa.

Outra agente de seguros Marcia da Silva, da ASecurity Insurance Agency de Boca Raton, afirma que para se inscrever no programa é bom ter em mãos, comprovante do status imigratório (Notice of Action, Green Card, Employment Authorization Card, entre outros), também é necessário, estar em dia e fazer os impostos de renda anualmente e Social Security (em alguns casos).

Todos os indivíduos podem se escrevem ligando para o sistema de mercados de compras (Marketplace) através do telefone 1800-318-2596, no website www.healthcare.gov , via correio ou a melhor opção que é consultar  um agente de seguro especializado e treinado  para aconselhar você na escolha do melhor plano, ajudar junto ao governo em casos burocráticos, ou  junto à companhia  de seguro na hora de uma necessidade médica.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo