Entretenimento

Primeiro personagem brasileiro da Disney, Zé Carioca comemora 80 anos

Disney anuncia diversas iniciativas em celebração ao papagaio mais famoso do Brasil.

Divulgação

Zé Carioca, o primeiro personagem brasileiro criado pela Disney, estreava há 80 anos na exibição do clássico Alô, Amigos. O filme, que mostrava Pato Donald em uma série de viagens por países da América do Sul, apresentou o carismático papagaio como anfitrião do típico estilo de vida do Rio de Janeiro. A ideia surgiu quando o criador Walt Disney visitou a capital carioca em 1941.

Para celebrar o aniversário do personagem, a Disney anunciou diversas iniciativas ao longo dos próximos 12 meses com muitas ações e ativações divertidas. No início de setembro, está programado o lançamento de uma música em homenagem ao Zé Carioca de autoria de Leandro Lehart e cantada pelo sambista Xande de Pilares, com um videoclipe especial. Nas redes sociais da Disney Brasil, o público também poderá curtir conteúdos especiais e filtros do Zé Carioca. 

Um livro comemorativo com novas histórias foi lançado na última Bienal do Livro, em julho passado. Trata-se de O Essencial do Zé Carioca: Celebrando os 80 anos da sua estreia, já disponível no mercado. Mais dois livros estão a caminho. Em outubro, é a vez de Zé Carioca Conta a História do Brasil, do escritor Eduardo Bueno. A Editora Culturama, responsável oficialmente por criar, produzir e publicar as peças do Zé Carioca no Brasil, também promete uma nova história, Um jovem Chamado Zé, que estará no Grande Almanaque Disney, a ser lançado em novembro de 2022.

No Rio de Janeiro, o hotel Emiliano anunciou que vai criar uma decoração temática em homenagem ao papagaio mais famoso do Brasil, em parceria com a grife de moda praia Água de Coco, que também irá lançar uma coleção inspirada no personagem.

Originalmente desenhado pelos artistas Herb Ryman e Frank Thomas, Zé Carioca foi concebido com base nas cores do Carnaval e na energia do samba. Sua personalidade alegre, hospitaleira, criativa e divertida voltou a aparecer em outros dois filmes da Disney, Você já foi à Bahia? (1944) e Tempo de Melodia (1948), e também em histórias em quadrinhos e tirinhas publicadas em jornais norte-americanos da década de 1940. No Brasil, ele estreou na revista infanto-juvenil O Globo Juvenil, em 1943. Mais tarde, a editora Abril (que representava as publicações da Disney no Brasil, na época) passou a publicar gibis exclusivos do Zé Carioca, que rendeu mais de duas mil histórias publicadas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo