Histórico

Produção industrial cai em novembro, mas não preocupa

Dados da Economia demonstram que Brasil está pronto para retomar crescimento depois do período de crise

Após registrar dez altas consecutivas, a produção industrial brasileira caiu 0,2% em novembro frente ao mês anterior outubro. O dado surpreendeu os especialistas, que esperavam alta de de 0,9%, mas não preocupa: afinal, na comparação com novembro de 2008 a indústria cresceu 5,1%, interrompendo uma sequência de 12 meses de resultados negativos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De janeiro a outubro, a produção industrial acumulou crescimento de 19,4%, com taxas positivas em todos os meses. Já no acumulado dos 11 primeiros meses de 2009, ante o mesmo período de 2008, a produção industrial registrou queda de 9,3% e, nos últimos 12 meses até novembro do ano passado, também na comparação com 2008, a queda acumulada foi de 9,7%. Segundo o IBGE, o setor de veículos automotores foi um dos principais responsáveis pela leve queda da produção industrial.

Os números mostram que, após a crise e da queda do crescimento de 5% em 2008 para zero em 2009, o Brasil se prepara para voltar a crescer.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo