Histórico

Professores de pré-escola já podem renovar licenças

Credencial é fundamental para professores de escolas infantis exercerem a atividade

Por: Joselina Reis

Professores de pré-escola com CDA (Child Development Associate) credencial vencida vão poder renová-la este ano sem precisar refazer todo o processo. O Conselho de Reconhecimento Profissional (Council) anunciou um programa de anistia, cujo prazo termina no dia 31 de dezembro de 2012. Mesmo quem tem o certificado vencido há anos vai poder renovar pagando uma taxa de U$50 e anexando provas de treinamento na área.

Segundo informações divulgadas pelo Council, órgão responsável pela regularização de trabalhadores na área de educação infantil, professores com credenciais vencidas ou a vencer este ano devem adquirir o manual de renovação via internet. Todas as informações podem ser acessadas no site www.cdacouncil.org.

Entre as exigências para a renovação estão pagamento de taxa de $50, treinamento em educação infantil, curso de primeiro socorros e carta do empregador. Profissionais que não aproveitarem o programa de anistia e deixarem a credencial vencer podem ter que fazer todo o curso novamente. Atualmente, para receber a credencial exigida pela maioria das escolas, é necessário frequentar três classes de nível universitário mais o pagamento de algumas taxas. Todo o processo pode levar até um ano e custar em torno de $1.600, se feito no Broward College.

Por lei, os professores de escola infantil na Flórida precisam de pelo menos 45 horas de treinamento em educação infantil para trabalhar como assistente. O próximo passo dentro da carreira é o certificado CDA. A renovação é obrigatória a cada cinco anos.

Sem credenciais em dia, professores de pré-escola correm risco de perder o emprego. A diretora da escola infantil Leap Ahead, em Deerfield Beach, lembra que a escola é muito rigorosa quanto à documentação dos funcionários. Ela lembra que já houve caso em que a escola demitiu uma funcionária por que o CDA venceu e não foi renovado. Nós avisamos com antecedência, mas elês têm obrigação de saber quando as suas credenciais vencerão e providenciar a renovação antes da data, conclui.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo