Histórico

‘Profissão Repórter’ acompanha história de brasileiros que voltam ao Brasil

Como é a readaptação dos brasileiros

Durante décadas, os brasileiros deixaram o país em busca de uma oportunidade no exterior. A Europa foi destino de milhares de sonhadores à procura de uma boa oportunidade de trabalho. Atualmente, com a crise econômica e o aumento do desemprego, os brasileiros estão fazendo o movimento inverso e voltando para o país natal em busca de um recomeço. O ‘Profissão Repórter’ mostra histórias de quem deixou para trás a vida no exterior e agora está voltando para a casa.

O repórter Thiago Jock segue para Portugal para mostrar a situação dos brasileiros que ainda moram por lá. Durante uma semana, ele acompanha a preparação de uma família para voltar ao Brasil. Eles deixam o país depois de morar por quatro anos em Lisboa e seguem para Cuiabá. A reportagem também conferiu as precárias condições dos brasileiros empregados em minas de carvão.

Em São Paulo, no aeroporto internacional de Guarulhos, as repórteres Eliane Scardovelli e Paula Akemi encontram histórias de retorno ao país como de Luiz Vasconcelos, que volta ao país depois de morar por 20 anos em Madri. Ele segue para a casa dos pais, que moram em São José dos Campos, com 43 anos de idade e 50 euros na carteira. As repórteres acompanham o primeiro almoço em família, o passeio pelo bairro onde cresceu e as buscas por um emprego.

Caco Barcellos segue para Governador Valadares, em Minas Gerais, cidade conhecida por ‘exportar’ brasileiros. Em cada porta uma história de alguém que deixou o país para tentar a sorte nos Estados Unidos. Por lá é comum famílias ficarem divididas e pais só conhecerem os filhos depois de adultos.

A TV Globo Internacional exibe o ‘Profissão Repórter’ sobre brasileiros que voltam ao Brasil segunda-feira, 23 de abril.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo