Comunidade

Programa de supletivo começa a ser organizado na Flórida

Exame é destinado a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil e, caso haja demanda, começa em 2017

CCB está fazendo levantamento da demanda no sul da FL
CCB está fazendo levantamento da demanda no sul da FL

DA REDAÇÃO – O Conselho de Cidadãos da Flórida juntamente com o Consulado-Geral do Brasil, deram início ao levantamento para trazer para Miami o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) 2017. O Consulado-Geral precisa mostrar ao Ministério da Educação que existe demanda da comunidade brasileira para que essa certificação aconteça no próximo ano.

O exame é destinado a jovens e adultos que moram no exterior e não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no Brasil. As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa. Os participantes têm que demonstrar domínio da norma culta em áreas do conhecimento como matemática, história, geografia, ciência e artes. A avaliação é voluntária e gratuita.

A prova fornece o diploma de Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde que seja alcançada a média mínima exigida, que é 100 (de uma escala que vai de 60 a 180).

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever para o programa os brasileiros residentes no exterior que não tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Para o nível do Ensino Fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas; para o nível do Ensino Médio, é preciso ter no mínimo 18 anos completos na data de realização das provas.

O Centro Comunitário Brasileiro elaborou um levantamento sobre a demanda na Flórida. Quem tiver interesse em fazer a prova pode escrever para meuccb@gmail.com ou ligar para (561) 708-0222.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo