Programa Internet Essentials da Comcast faz inclusão digital

0
597

David L. Cohen, vice-presidente executivo da Comcast enaltece o alcance deste programa social

DA REDAÇÃO – Há aproximadamente seis meses, a Comcast lançou um ambicioso programa de adoção de banda larga, o Internet Essentials, com o objetivo de reduzir a exclusão digital e integrar um número maior de americanos de baixa renda conectados com a Internet. Gostaríamos de divulgar o relatório do progresso do lançamento, enfatizando nossos sucessos e realizações, compartilhando algumas lições aprendidas e também informando os aprimoramentos a serem implementados no programa no próximo ano.

O Internet Essentials foi desenvolvido a partir de um projeto interno de vários anos que indicava a adoção de banda larga para pessoas de baixa renda como a prioridade e a estratégia mais importante da Comcast nos investimentos em comunidades. O programa não é apenas mais um serviço ou produto da Comcast. Representa o maior programa de adoção de banda larga das Américas, fornecendo um serviço de banda larga de baixo custo por $9.95 por mês; a possibilidade de se adquirir um computador com todos os serviços e preparado para a Internet por menos de $150; e opções múltiplas de treinamento de alfabetização digital disponível online, no próprio local e em manuais impressos.

Pesquisas demonstraram consistentemente que as barreiras para a adoção da banda larga envolvem uma combinação complexa dos seguintes fatores: a falta de conhecimentos na área digital, a percepção de que os conteúdos online não são relevantes e a necessidade de computadores e serviços de Internet de boa qualidade e a preços acessíveis. O Internet Essentials tem como objetivo abordar todos estes obstáculos, sendo o maior e mais abrangente programa do país dedicado a esta área.

Com o lançamento do Internet Essentials na área de serviços da Comcast, estamos examinando cuidadosamente a nossa iniciativa da fase de expansão do produto (rollout). Continuamos a analisar e a fazer ajustes no programa, mas já obtivemos uma série de importantes realizações, além de termos cumprido várias metas há apenas poucos meses da existência do programa. Entre estas podemos mencionar:

A divulgação do programa em mais de 4.000 distritos escolares e para mais de 30.000 escolas, que têm aproximadamente 3.5 milhões de famílias no Programa Nacional de Almoço Escolar (NSLP), para o qual dois milhões se qualificam para refeições grátis, estando portanto qualificadas também para o Internet Essentials;

O trabalho com mais de 3.000 parceiros, inclusive com governadores, prefeitos, legisladores locais, estaduais e federais e com organizações comunitárias, entre elas igrejas, bibliotecas e Associações de Pais e Mestres com o intuito de promover o Internet Essentials e de engajar famílias elegíveis em suas comunidades;

No final de 2011, mais de 10.000 pessoas e organizações tinham se registrado no Partner Portal; o portal havia recebido acima de 100.000 visitantes únicos e os parceiros solicitado 11.5 milhões de unidades de materiais promocionais tudo sem nenhum custo para as organizações parceiras.

Aproximadamente 300 sessões no próprio local de treinamento de alfabetização digital, com mais de 1.250 participantes individuais;

A capacitação de quase 100.000 funcionários da Comcast para conectar diretamente as famílias qualificadas nas comunidades;

Mais de 41.000 famílias (um cálculo estimado de 160.000 americanos) estão conectadas com a Internet em casa, alguns pela primeira vez e a distribuição de mais de 5.500 computadores por menos de $150 cada um.

Nós analisamos cuidadosamente nossas próprias informações e também investimos em pesquisas realizadas por terceiros, relacionadas com o lançamento do Internet Essentialsincluindo um levantamento das famílias inscritas e das não inscritas no programa. Foi um prazer saber que 86% dos clientes pesquisados estão altamente satisfeitos com o Internet Essentials e que 99% destes clientes recomendariam o produto.