Manchete

Programa federal que empresta dinheiro para empresas reabre com orçamento de $284 bilhões

Valor máximo para empréstimos desta vez será de $ 2 milhões, em vez dos $10 milhões da primeira rodada

Orçamento é parte do pacote de estímulo à economia no valor de $ 900 (foto: wikimedia)
Orçamento é parte do pacote de estímulo à economia no valor de $ 900 (foto: wikimedia)

O Paycheck Protection Program (PPP), programa do governo federal que empresta dinheiro para empresas que sofreram perdas de receitas por causa da pandemia de covid-19 foi reaberto nesta segunda-feira (11) para instituições financeiras comunitárias. Esses são bancos e credores que oferecem financiamento para pequenas empresas em comunidades carentes.

Para as demais empresas a previsão é de que as inscrições comecem em alguns dias, já que o fechamento da página online de cadastros está previsto para o dia 31 de março.

Os empréstimos fazem parte do pacote de estímulo à economia no valor de $ 900 bilhões aprovado pelo Congresso no mês passado. Deste total, $284 bilhões serão destinados aos negócios.

Como da última vez, o valor que cada instituição receberá vai depender do tamanho da folha de pagamento do requerente.

As empresas que receberam fundos no ano passado, são elegíveis para se inscreverem novamente, se atenderem aos critérios selecionados.

No ano passado, a primeira rodada de empréstimos PPP terminou em 13 dias, em parte porque grandes empresas de capital aberto drenaram os fundos e parte porque muitas pessoas que não deveriam ter recebido o dinheiro foram aprovadas equivocadamente.

Na Flórida, por exemplo, quase $ 4,5 milhões foram repassados para negócios potencialmente inelegíveis, de acordo com uma análise do Anti-Corruption Data Collective, um grupo sem fins lucrativos formado por jornalistas e cientistas de dados que pesquisam corrupção.

O valor máximo que pode ser adquirido por uma empresa é 2 milhões, 80% menos que o limite anterior de $ 10 milhões.

Quais os requisitos empresas precisa para se qualificam para os empréstimos?

  • Não tenha mais de 300 funcionários.
  • Usou ou usará o valor total de seu primeiro empréstimo PPP.
  • Comprovar uma queda de pelo menos 25% na receita bruta anual de qualquer trimestre de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.
  • Não ter declarado falência. As empresas que fecharam ou suspenderam temporariamente as operações podem receber um empréstimo de segundo sorteio.

O valor máximo para empréstimos PPP de segunda sorteio é de apenas $ 2 milhões. Os empréstimos PPP pela primeira vez chegaram a US $ 10 milhões.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo