Histórico

Project Mate Bar, erva mate natural

Um novo conceito em termos de bebida nos EUA é o resgate de algo tradicional no sul do Brasil

Antonio Tozzi

Erva mate ou simplesmente mate. A bebida que os índios tupi-guaranis tomavam como energético foi incorporada pelos moradores do sul. Gaúchos, catarinenses e paranaenses têm o hábito de passar o dia segurando uma cuia de chimarrão cheia de erva mate e a garrafa de água quente.

Projeto Mate
Os sócios Danielle Flores e Jonathan Molina na sua loja de erva mate em Delray Beach

Pois este hábito atravessou fronteiras e vem conquistando espaço em outros países. Fabricio do Canto, por exemplo, um bem sucedido empresário, instalou em Berlim, na Alemanha, o conceito do Project Mate Bar. Foi um sucesso, com os europeus aprendendo a curtir uma bebida saudável que pode ser consumida de todas as maneiras. Ele criou até mesmo a Mier, uma cerveja que incorpora o mate. A aceitação tem sido incrível, garante Danielle Flores.

Mas quem é Danielle Flores? Ela é simplesmente uma das sócias do Project Mate Bar de Delray Beach juntamente com Jonathan Molina, um novaiorquino de origem da Costa Rica e com um coração brasileiro. Os dois abriram recentemente o Project Mate Bar na agitada cidade de Delray Beach.

“O pessoal está adorando a novidade”, garante Danielle. Afinal, o local foi escolhido a dedo, fica no meio do ambiente artístico da cidade do condado de Palm Beach, e a turma curte mesmo artigos naturais como a erva-mate.

E não é qualquer mate, não. “Nossa erva-mate vem do Brasil, cultivada dentro de um processo orgânico, que não passa pela industrialização. Por causa disto, a qualidade é melhor”, afirma a gaúcha de Santo Ângelo.

Diversificação

Ela tem vários tipos de mate como o corte brasileiro ou argentino. A fim de incrementar ainda mais o negócio, Danielle e Jonathan encomendaram uma senhora da região para produzir o mate com outros sabores “Berry, Sun Yellow e Mix Green -, os quais estão fazendo muito sucesso.

Além disto, os sócios vendem chocolate belga com mate e já pensam em trazer para cá a Mier, a cerveja que foi aprovada na Alemanha. A fim de se adaptar ao clima tropical da Flórida, eles preparam mate gelado “que responde por 90% do faturamento da loja. Até mesmo o gelo é feito com mate para evitar que ao se derreter o mate fique aguado e perca tanto o sabor como suas propriedades características.

Vale lembrar que a pessoa pode comprar o mate e levar para casa ou saboreá-lo na própria loja que dispõe de acomodações para os visitantes. ‘O interessante é que procuramos integrar os comerciantes locais. Vendemos bijuterias de uma brasileira (Beth Kudiess, da Beth Eco-Friendly), ervas finas cultivadas organicamente, artesanato de uma americana, quadros e esculturas de artistas locais e até mesmo os móveis são em consignação.

O próximo passo é definir como será a venda online dos produtos e ampliar os pontos de distribuição. Ou seja, tudo está sendo feito com planejamento e dentro do prazo esperado.

Serviço

Project Mate Bar
314 NE 4th Street – Delray Beach.
Contato: (561) 926-0605. Outras informações no site www.projectmatebar.com, www.metamateshop.com

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo