Histórico

Projeto de legalização volta ao Senado

Decisão final deve sair até o final da semana

O Senado americano ressuscitou hoje o projeto imigratório que pode legalizar milhões de estrangeiros indocumentados no país, mas o frágil acordo partidário que possibilitou a sua volta ao plenário continua ameaçado.
Os autores do projeto, tanto da Casa Branca quanto do partido Democrata, vibraram com o teste superado nesta terça-feira, e esperam que o projeto seja aprovado até o fim da semana.
Logo em seguida a essa vitória, entretanto, novas táticas para barrar o projeto foram postas em práticas pelos republicanos. Os mais conservadores do partido lograram adiar para quarta-feira a discussão sobre um pacote de emendas que abriria caminho para a votação final do projeto.
Este fopi apenas o primeiro de uma série de obstáculos no caminho da aprovação do projeto. O Senado ainda tem de considerar 26 emendas, a maioria delas de senadores que querem mudar elementos-chave do texto.
Depois disso, o projeto tem de enfrentar outro desafio, do tipo tudo-ou-nada, na quinta-feira. E não há garantias de que tenha reunido o apoio suficiente para ser aprovado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo