Local Manchete

Projeto de lei exige cadastro de blogueiros que escrevem sobre políticos da Flórida, sob pena de multa

Medida também exige a apresentação de relatórios mensais das publicações

Florida Capitol

O senador Jason Brodeur, do Partido Republicano, apresentou um projeto de lei que, se aprovado, exigirá que blogueiros que escrevem de forma remunerada sobre políticos da Flórida mantenham um registro no Escritório de Serviços Legislativos ou na Comissão de Ética do estado; caso contrário enfrentarão multas pesadas. A proposta intitulada  “Disseminação de informações”, também exige que seja indicado o nome de quem paga pelas postagens, e qual o valor. Caso o registro não seja concluído até cinco dias antes de um texto ser publicado, tanto quem escreveu como quem patrocinou o conteúdo terá que pagar $25 dólares por dia – ou no máximo $2,500 por postagem– até que o cadastro seja efetuado.Também será necessário apresentar um relatório mensal das publicações.

“Blogueiros pagos são lobistas que escrevem em vez de falar”, disse Brodeur à agência de notícias Florida Politics. “Ambos são eleitores profissionais. Se os lobistas precisam se registrar, por que os blogueiros pagos não ?”, acrescentou.

O controverso projeto repercutiu rápido entre defensores da liberdade de expressão, que o classificaram como “inconstitucional”. “É difícil imaginar uma proposta que viole mais a Primeira Emenda [da Constituiçã Americana])”, disse Ron Kuby, advogado constitucionalista, à NBC News. “Não registramos jornalistas. As pessoas que escrevem não podem ser obrigadas a se registrar”, completou. O texto da proposta define como blog “um site que hospeda e é frequentemente atualizado com opiniões e comentários”, o que, teoricamente, exclui sites de jornalismo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo