Histórico

Projeto mostra estádios da Copa na Flórida

CCBU, em parceria com Coral Gables Museum, vai promover um passeio pelos doze novos estádios brasileiros

Joselina Reis

Mostra 12 Stadiums - 12 Cities: Brazil 2014, World Soccer Destination
Vista áerea do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro

O Centro Cultural Brasil – Estados Unidos (CCBU) e o Coral Gables Museum vão apresentar a partir do dia 6 de junho a mostra 12 Stadiums – 12 Cities: Brazil 2014, World Soccer Destination. A exibição contém fotografias, desenhos arquitetônicos e vídeos sobre os 12 estádios que vão abrigar os jogos da Copa do Mundo no Brasil. Os estádios estão espalhados em 12 cidades – Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Os jogos da Copa terão início no dia 12 de junho, no Itaquerão (São Paulo), terminando no dia 13 de julho, no Maracanã (RJ).

Mostra 12 Stadiums - 12 Cities: Brazil 2014, World Soccer DestinationA presidente do CCBU, Adriana Sabino, conta que o foco da exposição é aproveitar o interesse mundial no Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, um dos maiores acontecimentos esportivos do planeta, e mostrar arquitetura esportiva de ponta, a sustentabilidade dos estádios e a diversidade cultural do Brasil.

A idéia da exposição, lembra a presidente do CCBU, veio após a realização de dois programas que foram apresentados recentemente pela entidade: a Copa Cultural e Copa Cultural 2.0. Nos dois projetos, o CCBU, em parceria com o sistema público de bibliotecas de Miami-Dade e a livraria independente Books & Books, apresentou cada uma das cidades-sede da copa. “Dentro do nosso plano de criar parcerias, procuramos o Museu de Coral Gables e propusemos a exibição, que atende perfeitamente à missão do museu, que é exibir arquitetura e urbanismo”, conta Sabino.

Ela enfatiza que a exposição não é sobre a Copa do Mundo  e sim sobre a diversidade cultural brasileira muito bem representada pelo grupo de doze cidades nas cinco regiões do Brasil e sobre a arquitetura de ponta dos estádios construídos para a Copa. “Eles serão um legado, um patrimônio do Brasil”, enaltece.

O material que será exibido é fruto de uma intensa pesquisa com todos os escritórios de arquitetura envolvidos nos projetos de construção e ampliação dos estádios brasileiros para a Copa. A empresas brasileiras enviaram desenhos, arquivos CAD, renderizações e fotos sensacionais. O CCBU também contou com a ajuda do Ministério dos Esportes, do Cônsul do Brasil em Miami, Embaixador Hélio Vitor Ramos Filho, e fotográfos brasileiros.

Para Adriana Sabino, o projeto proporcionará uma extraordinária visibilidade para a comunidade brasileira, mostrando a riqueza e diversidade cultural do Brasil. E além disso, disse a presidente do CCBU, a comunidade brasileira estará representada, também, através dos objetos que complementarão a mostra, mostrando a cultura das torcidas dos clubes nas cidades da Copa. Esses objetos serão emprestados por membros da comunidade que terão o seu nome reconhecido na exibição.

Haverá ainda, paralelos à exibição: painel com os arquitetos que projetaram alguns dos estádios; palestra sobre futebol com o antropólogo e autor Roberto DaMatta – que escreveu um texto especialmente para a exposição; palestras sobre temas culturais brasileiros; filmes e exibição dos jogos em telão na praça externa do museu (dias 12 e 17 de junho) com direito à caipirinha, churrasco, e uma festa bem brasileira.

A exposição ficará disponível até o dia 28 de setembro na sede do museu (285 Aragon Avenue, Coral Gables). Em homenagem ao futebol, a direção do museu vai transformar uma área no jardim em um campo de futebol. A entrada é gratuita para membros, adultos pagam $7, idosos e estudantes, $5, e crianças, $3. A curadoria do projeto é da arquiteta Adriana Sabino.

O projeto ainda está em fase de captação de recursos e necessita de $10 mil até o dia 11 de maio. Os interessados em patrocinar o evento podem adquirir cotas de $25, $50 e $100. A primeira cota dá direito a ingressos VIPs para a cerimônia de inauguração, o pacote de $50 inclui os ingressos e o nome da empresa/pessoa patrocinadora na lista de beneméritos da exibição, o último pacote inclui todos os itens já mencionados e uma camiseta exclusiva do evento.

Os interessados em ajudar podem fazer as doações pelo website www.kickstarter.com/projects/192297676/12-stadiums-12-cities-brazil-2014-world-soccer-des?ref=live.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo