Comunidade

Público reage positivamente ao atendimento por agendamento do Consulado em Miami

Desde o dia 13 de junho os atendimentos são feitos exclusivamente por agendamento prévio

Atendimento está sendo feito exclusivamente por agendamento
Atendimento está sendo feito exclusivamente por agendamento

Na última terça-feira, 13 de junho, teve início o atendimento exclusivo por agendamento pelo Consulado-Geral do Brasil em Miami. De acordo com o consulado, os brasileiros entrevistados apontaram como pontos positivos o atendimento mais ágil e a ausência de filas e de tempo de espera. Ao todo, 250 pessoas foram atendidas na data.

O empresário Demetrios Vazeos, 51 anos, veio de Davie (25 milhas de Miami) com os filhos, Konstantinos e Anna, para renovar os passaportes. “Tinha me programado para vir há duas semanas, mas quando soube que iam começar a agendar, resolvi esperar. Hoje, o atendimento foi super rápido. Em 15 minutos renovamos os três passaportes. Muito melhor assim”, afirmou.

Fabrizia Galvão, 42 anos, descobriu a respeito do novo sistema de agendamento ao acessar o site do Consulado-Geral. “Eu não sabia que o sistema de atendimento tinha mudado. Entrei no site às 8h30 da manhã e consegui um horário para 11h45. Foi perfeito. Agendamento é a melhor coisa! Fui atendida em 26 minutos. Aprovadíssimo!”, comentou.

Há duas semanas, a produtora Carolina Ortiz, 36 anos, veio de Port St. Lucie (113 milhas de Miami) para tentar renovar seu passaporte, mas não teve sorte. “Dirigi por duas horas. Cheguei 7h30 e as senhas já tinham acabado. Neste dia, fui informada por um funcionário que o Consulado-Geral passaria a atender com horário agendado. Entrei no meu carro e reservei a data pelo meu celular na mesma hora. Foi fácil e rápido. Acho que assim está muito melhor. Naquele dia, o salão estava completamente lotado e hoje está tranquilo. Gostei muito da mudança”, assegurou Carolina.

Vagas para a próxima semana

Em 14 de junho, o sistema de agendamento mostrava horários disponíveis para solicitação de passaporte para a semana seguinte, como na manhã do dia 23 de junho. Para registro de nascimento, existiam diversos horários abertos a partir do dia 19 de junho.

O agendamento pode ser feito por meio desse endereço eletrônico:http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/alteracao_de_horario.xml

Serviço

O agendamento é válido para todos os serviços consulares regulares. Será recusado o atendimento de quem não houver agendado previamente. O horário de atendimento é entre 9h e 14h (horário disponível para agendamento de serviços).  O sistema mostra as vagas para os próximos 30 dias. A agenda virtual é constantemente atualizada e novos horários são disponibilizados de acordo com o fluxo de serviço e eventuais cancelamentos.

Para o atendimento ser ágil é muito importante que o solicitante traga todos os documentos listados no site do Consulado-Geral, especialmente a money order do Correio no valor correto do serviço desejado. É fundamental também comparecer ao Consulado-Geral com antecedência mínima de 15 minutos em relação ao horário agendado.

Quem mora longe, ainda tem a opção de fazer diversos serviços pelo Correio. O Consulado-Geral fez um guia com o passo a passo para facilitar a vida de quem prefere optar por essa opção.

Para entrega de documentos, não é necessário agendar para buscar documentos prontos no Consulado-Geral. A entrega (passaportes e títulos de eleitor) é realizada entre 9h e 1 da tarde.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo