Histórico

Quatro documentários brasileiros serão estrelas de festival ambiental

Limpeza da praia e passeio de caiaque estarão na programação

Ana Paula Franco

O Festival Miami & Beaches Environmental Film – Festival de Cinema Ambiental de Miami começa na próxima semana e quatro documentários brasileiros que são sucesso em todo o mundo irão estrelar o festival.

O primeiro deles será sobre “Belo Monte: o Anúncio de uma Guerra” que fala sobre os conflitos de interesses entre governo e população nativa para construção da maior usina hidrelétrica do mundo. A exibição será dia 19/10, às 3pm, no Miami Beach Cinematique (1130, Washington Avenue). Em seguida, no mesmo local, o documentário “Margaret Mee e a Flor da Lua”, sobre a botânica inglesa que se especializou em plantas da Amazônia.

No domingo, às 4 pm, será exibido “A Dança do Tempo”, filme que expressa as proporções perfeitas e padrões de fenômenos naturais e as provas de uma interrelação de todos as coisas. E por último o filme “Cerrado Além da Névoa”, as 4:30pm, sobre o mito da criação através dos elementos primordiais da água, fogo, relâmpago e chuva.  

Eventos paralelos

Além da exibição de filmes e documentários de todo o mundo sobre o assunto, haverá dois eventos paralelos ao festival. O primeiro será a limpeza da praia por crianças integrantes da Fundação “Vamos Falar Português” e um passeio de caiaque, o “Kayak Ecotour” para lembrar a importância da preservação do meio-ambiente.

A ação na praia será entre as ruas 5 e 10th, em frente à Ocean Drive em Miami, no dia 19 de outubro, das 9h às 12h, com a participação de 100 crianças quer irão recolher o lixo da praia em ato simbólico. As crianças integram a organização “Vamos Falar Português (VFP)”, uma ONG sem fins lucrativos que tem a missão de promover a cultura da língua portuguesa e da cultura brasileira, entre crianças e adolescentes da comunidade que residem na Flórida.

O passeio de caiaque será pelas águas cristalinas da Baía de Biscayne para as praias de areia branca fascinantes de Flagler Monument Island. O ecotour será uma visita guiada de onde será possível apreciar Miami Beach e Downtown Miami. Outras informações no site: www.ecomb.org.

Festival

O Miami & The Beaches Environmental Film Festival é organizado pela ECOMB (Environmental Coalition of Miami & the Beaches), sendo uma mostra anual de documentários ambientais. O objetivo é educar, motivar e inspirar os participantes sobre desafios ecológicos globais. “Acreditamos que educar nossa comunidade por meio das artes visuais é um instrumento importante que inspira os participantes e os incentiva a se tornarem defensores do meio ambiente. Este processo é essencial na disseminação da mensagem sobre a importância da preservação ambiental e sustentabilidade”, afirma Luiz Rodrigues.

Para mais informações entre em contato com Luiz Rodrigues pelo email luiz@ecomb.org ou acesse o site www.ecomb.org.

Confira programação abaixo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo