Queda da pobreza não esconde problemas do país

0
841

erca de 25% das famílias brasileiras viveram, em 2006, com renda de até meio salário mínimo por mês. A pesquisa de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do IBGE mostrou, porém, que este percentual vem caindo continuamente desde 1992, quando esse patamar de renda atingia 41% das casas do país.

O estudo mostro ainda que a renda média do trabalhador brasileiro era de 873 reais em 2006, o que representa um aumento de 26,8% em relação aos valores registrados 14 anos antes. As mulheres, apesar de registrarem maior nível educacional, ainda recebiam em média 33% menos do que os homens, enquanto os pretos e pardos ganhavam 47% menos do que os brancos.

Já o Produto Interno Bruto per capita (divisão da riqueza produzida no país durante um ano pelo total de habitantes do país) teve alta de 14% no período de 1995 a 2005, passando de R$ 10.241 para R$ 11.662. De acordo como IBGE, nos estados no Norte, Centro-Oeste e Sul têm sido registradas taxas de crescimento da renda per capita acima da média nacional, o que indica a interiorização da atividade econômica do país.

Previous articleRey Biannchi
Next articleUnião Européia aprova dura lei de imigração
Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português distribuído gratuitamente por centenas de estabelecimentos comerciais brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo estado da Flórida. Com notícias locais, imigração, cultura, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.