Antonio Tozzi Esportes

Queixas com arbitragem marcam rodada da Copa do Brasil

As queixas contra as arbitragens, sobretudo nas partidas entre Corinthians e Fluminense, em São Paulo, e Vasco da Gama e Santo, no Rio de Janeiro. Os clubes cariocas sentiram-se prejudicados após terem sido eliminados pelos times paulistas na quarta-feira (21).

O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, bateu forte: “CBF está na hora de repensar, acordarem para evitar essas vergonhas que passamos aqui. Não tenho nada contra São Paulo, onde tenho uma empresa e familiares, mas CBF, não é possível que quando joga com Corinthians e Palmeiras, jogamos contra 12”.

E Cícero ecoou: “Foram dois pênaltis claros. Ele não deu por causa de torcida. O juiz cai na pressão por estarem jogando no mando do adversário”.

A vitória do Alvinegro paulista sobre o Tricolor carioca por 1 a 0, gol de Rodriguinho, serviu para levar um pouco de paz ao Corinthians, que vivia momentos de turbulência após a má fase vivida pelo time, sobretudo após a derrota por 2 a 0 para o arquirrival Palmeiras, que culminou na saída do técnico Cristóvão Borges. Para substituí-lo, o Timão optou por uma solução caseira ao efetivar o auxiliar técnico Fábio Carille, assim como fez o Flamengo que escolheu o então auxiliar Zé Ricardo que vem fazendo um bom trabalho à frente do Rubro-negro carioca.

Para piorar a situação, os mesmos adversários voltam a se enfrentar no domingo, também no Itaquerão. Dessa vez, Corinthians e Fluminense jogam pelo Campeonato Brasileiro e ambos lutam para entrar no G-4, grupo de times que podem ir para a Copa Libertadores da América. Atualmente, as quatro vagas são ocupadas por Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro e Santos – sendo que os dois primeiros estão praticamente classificados para a principal competição continental em 2017.

Vasco também se sentiu prejudicado

A missão era difícil. O Vasco teria que reverter a vantagem do Santos que vencera a primeira partida por 3 a 1 na Vila Belmiro. E o início não foi animador. No início da partida, o atacante colombiano Copete abriu o placar para o Alvinegro praiano, obrigando o Alvinegro carioca a marcar três gols e não sofrer nenhum para levar a decisão para os pênaltis. E a torcida se animou após o Vascão ter virado o jogo, com gols de Nenê e Ederson. Entretanto, o gol contra do zagueiro Rodrigo empatou a partida e enterrou as esperanças do Gigante da Colina passar para as quartas de final. E o lance que originou o empate foi bastante polêmico, uma vez que Lucas Lima cometeu uma falta sobre Alan e os jogadores santistas envolvidos estavam em posição de impedimento. Jorginho fez uma crítica sutil à arbitragem. “Teve um pênalti claro e depois tomamos o empate em um lance que iniciou com falta clara no Alan. Foi muito decisivo”, afirmou o técnico vascaíno depois de o Vasco ser eliminado pelo Santos.

Marcelo Grohe vai de vilão a herói

O Grêmio que fez excelente campanha no primeiro turno do Brasileirão 2016 parece ter entrado em queda livre no segundo turno. Os péssimos resultados obtidos pelo Tricolor gaúcho definiram a saída do técnico Roger Machado, apontado como umas das jovens revelações da nova safra de treinadores brasileiros. Para substituí-lo, a diretoria gremista trouxe de volta Renato Portaluppi, ídolo do clube, que já havia treinado o clube anteriormente. Com as esperanças de voltar ao G-4 praticamente extintas, o Grêmio está apostando suas fichas na conquista da Copa do Brasil para garantir presença na Copa Libertadores da América no ano que vem. Por ter derrotado o Atlético-PR em Curitiba por 1 a 0, bastava um empate para o clube de Porto Alegre passar de fase. Entretanto, uma falha de Marcelo Grohe permitiu que André Lima marcasse o único gol do jogo e os times foram decidir a vaga nas penalidades. E o que se viu foram nove cobranças desperdiçadas. Quem se deu bem foi o Grêmio. As três defesas de penalidades por Grohe o redimiram. E ele deixou a Arena Grêmio como herói, garantindo o Imortal nas quartas de final. Renato Gaúcho deu uma bronca e falou em multa para o atacante Henrique Almeida, que mostrou o dedo médio para a própria torcida ao ser substituído. E fez o atleta pedir desculpas públicas.

Atlético-MG reage em Campinas e passa de fase

Tudo indicava que a Ponte Preta seria mais um clube de São Paulo a integrar a Armada Paulista na Copa do Brasil, formada por Corinthians, Palmeiras e Santos – o São Paulo jogou nesta quinta-feira à noite no Rio Grande do Sul contra o Juventude e precisava reverter a desvantagem de 2 a 1 com a derrota sofrida no Morumbi. E a Macaca saiu com tudo. Roger abriu o placar no primeiro tempo e Felipe Azevedo fez um golaço no início da segunda etapa. Como havia empatado em 1 a 1 em Belo Horizonte, o clube campineiro estava com a vaga bem encaminhada. Entretanto, o bom ataque do Galo funcionou. O argentino Lucas Pratto fez um gol e diminuiu a vantagem da Ponte. No final da partida, Robinho aproveita o escanteio cobrado por Dátolo para empatar o jogo e carimbar a passagem do clube de Belo Horizonte para a próxima fase.

Cruzeiro também está na briga

Além do Galo, a Raposa continua firme na briga pelo título da Copa do Brasil 2016. Um dos maiores ganhadores da competição, o Cruzeiro fez 1 a 0 (gol de Bruno Rodrigo) sobre o Botafogo em Belo Horizonte e confirmou sua vaga nas quartas de final. Antes, o time estrelado já havia batido o clube da estrela solitária no Rio de Janeiro por 5 a 2.

Brasileiro ou Copa do Brasil?

Além do jogo entre Cruzeiro e Bota, que apenas um desastre tiraria a vaga dos mineiros, houve outra partida com poucos atrativos. O Botafogo-PB recebeu o Palmeiras em João Pessoa e precisava de um resultado quase impossível para se classificar. O clube paraibano que está lutando por uma vaga na Série C que lhe garanta o acesso à Série B perdeu em São Paulo para o Palmeiras por 3 a 0. Para se classificar, ele precisava derrotar Alviverde pelo mesmo placar para levar a decisão para as penalidades máximas ou 4 a 0 para eliminar o Verdão. Demonstrando total confiança em sua classificação, o clube paulista levou um time reserva para a Paraíba. Mesmo com uma equipe desentrosada, o Palmeiras criou as melhores chances de abrir o placar e Rafael Marques sofreu um pênalti não marcado pela arbitragem. Porém, um chute forte de Danielzinho, que desviou em outro atacante do Botafogo-PB, definiu a partida. A vitória de 1 a 0, no entanto, foi insuficiente e o Verdão passou para as quartas de final da Copa do Brasil. O técnico alviverde Cuca não reclamou e decretou qual é competiçào é mais importante: “Você tem que avaliar muitas coisas, tem que avaliar o trabalho como um todo: o planejamento em cima desta competição e do Campeonato Brasileiro, que é nossa prioridade”, afirmou o treinador do Palmeiras, líder do Brasileirão.

Jogos finais da Copa do Brasil

Dois jogos complementaram as oitavas de final da Copa do Brasil, ambos envolvendo dois clubes da Série A contra dois times da Série C. Em Caxias do Sul, o Juventude precisava apenas de um empate contra o São Paulo para se classificar pois havia vencido o adversário por 2 a 1 no Morumbi. Na capital cearense, o Fortaleza precisava de um milagre. Após ser derrotado por 3 a 0 pelo Internacional em Porto Alegre, o clube do Ceará precisava devolver o mesmo placar para seguir na competição. O Colorado, que se encontra no Z-4 da Série A, tem na Copa do Brasil uma chance de salvar 2016, um ano para ser esquecido pelos torcedores do Inter.

Flamengo mostra força na Sul-Americana

O Flamengo está mesmo em estado de graça. O clube vem salvando a honra dos cariocas. Depois de Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo terem fracassado na Copa do Brasil, resta o Rubro-Negro a possibilidade de conquistar dois torneios importantes: o Brasileirão 2016, no qual está emu ma luta renhida com o Palmeiras, e a Copa Sul-Americana. Na quarta-feira (21), o Fla foi a Santiago e bateu o Palestino por 1 a 0, gol de Emerson Sheik. Na próxima semana, os brasileiros recebem os chilenos em Cariacica e têm grandes possibilidades de passar para as quartas de final do torneio continental.  No Brasileirão, o Mengo receberá o Cruzeiro no Estádio Kleber Andrade

Coritiba é derrotado em casa

O Coritiba perdeu uma boa oportunidade de fazer boa figura na Copa Sul-Americana ao ser derrotado em casa na quarta (21) pelo Belgrano da Argentina por 2 a 1, gols de Nahuel Luján e Claudio Bieler para o clube portenho e de Leandro para o Coxa. Agora, o Alviverde paranense terá de vencer o adversário na Argentina para prosseguir na competição. Tudo indica, porém, que o técnico Paulo Cesar Carpeggiani está priorizando a permanência do Coritiba na Série A, uma vez que o clube ainda está ameaçado de ser rebaixado para a Série B. No final de semana, terá um compromisso difícil ao enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo.

Santa Cruz perde na Colômbia

Em sua primeira experiência internacional, o Santa Cruz perdeu para o Independiente Medellín, gols de Hechalar e Cortés no Estádio Atanasio Girardot em Medellín. Agora, o clube colombiano pode perder até por um gol de diferença para se classificar para as quartas de final. O clube pernambucano, entretanto, parece estar mais interessado em fugir da vice-lanterna no Brasileirão 2016. A Cobra Coral jogará contra o Figueirense em Florianópolis em uma partida decisiva para as duas equipes, uma vez que ambos estão no Z-4.

Chapecoense consegue bom resultado

A Chapecoense obteve um bom resultado ao empatar em 0 a 0 com o Independiente da Argentina em Avellaneda. O clube de Santa Catarina receberá o Independiente no Estádio Índio Condá, em Chapecó, na semana que vem e precisa de uma vitória para prosseguir na Copa Sul-Americana. O Verdão do Oeste Catarinense vem fazendo boa campanha no Brasileirão, onde ocupa a 10ª colocação. Seu próximo compromisso será no domingo contra o Grêmio em Porto Alegre.

Paralimpíada Rio 2016: Brasil termina em oitavo

Com o encerramento da Paralimpíada Rio 2016, o Brasil terminou em oitavo luigar com 72 medalhas conquistadas – 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. O número de medalhas foi animador, mas ficou abaixo da colocação obtida em Londres, onde o Brasil terminou em 5º lugar. A grande vencedora foi a delegação chinesa que terminou em 1º lugar, com 239 medalhas – 107 de ouro, 81 de prata e 51 de bronze. Na sequência, vieram Grã Bretanha, Ucrânia, Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Holanda, Brasil, Itália e Polônia, que fecharam o grupo das 10 nações com mais medalhas conquistadas. A exemplo do que ocorrera nos Jogos Olímpicos, a abertura e o encerramento da Paralimpíada Rio 2016 foram elogiados.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo