Histórico

Reality show mostra tensão entre polícia e imigrantes

‘Homeland Security USA’ destaca o trabalho dos agentes da fronteira

Todos sabemos que os Estados Unidos são o país dos reality shows – e segundo o wikipedia, a enciclopédia livre da Internet, há pelo menos 43 deles na televisão americana, com programas tratando de talentos musicais, dança, reforma da casa, cirurgias plásticas e até competições de perda de peso. O mais novo deles, porém, mostra o trabalho dos agentes ligados ao Departamento de Segurança Nacional: ‘Homeland Security USA’, da rede de televisão ABC, não encantou a crítica e apresentou baixos índices de audiência em suas primeiras semanas, mas pelo menos serviu para tornar pública a tensão na fronteira. É transmitido às terças-feiras, em horário nobre.
Num dos episódios, por exemplo, as câmeras estavam em San Ysidro, na Califórnia, na fronteira com o México. Num dos momentos do programa, um agente da fronteira interroga um imigrante, homônimo de um traficante procurado pela Justiça americana: “Por que vocês estão tratando o meu marido desta maneira?”, questiona a mulher do mexicano, insatisfeita com o tratamento dispensado pelos policiais.
Neste ponto, está o maior problema do reality: um crítico diagnosticou que os produtores não se preocupam em desenvolver a história, buscar os desdobramentos dos personagens. “Adoro jornalismo investigativo, mas não é isso que queremos aqui”, justificou Arnold Shapiro, idealizador do reality.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo