Histórico

Reforme sua casa e pague quando puder

Programa em Broward financia reformas ou melhorias no imóvel que proporcionem economia de energia

Da Redação, com The Sun-sentinel – Depois de muito debate, o condado de Broward está dando os últimos retoques num programa de financiamento que pode estar disponível já a partir do próximo verão. O programa, conforme explicou Jennifer Jurado, diretora da divisão de planejamento para recursos naturais de Broward, busca estimular os proprietários a investir em reformas que protejam melhor o imóvel contra furacões, como janelas de alto impacto, telhados e shutters, e também em recursos mais eficientes de uso da energia, como painéis solares e ar-condicionados mais modernos e eficientes.

A administração do condado espera concluir na primavera as negociações com as companhias que oferecerão o programa, que vai se chamar Property Assessed Clean Energy (PACE), disse Jurado. As companhias podem começar a liberar os fundos em poucos meses, depois que terminarem os sistemas de inscrição e aprovação dos pedidos.

O estado da Flórida aprovou em 2010 uma lei adotando o PACE como sistema de financiamento, já largamente usado na Califórnia e em outros estados, e que estende o pagamento das reformas para prazos de até 20 anos em alguns casos.
Como funciona o programa

Os detalhes de como funcionará o PACE em Broward ainda estão sendo acertados, mas uma olhada em outros distritos no estado onde o programa já está em vigor ajuda a dar uma ideia de como será em Broward.

Em resumo, os moradores de determinado distrito terão de qualificar-se para o financiamento, da mesma forma semelhante que se qualificam para um finaciamento hipotecário. Uma vez aprovados, eles podem buscar um empreiteiro autorizado (certified contractor) para o trabalho

Quando o projeto ficar pronto e inspecionado, o distrito paga diretamente ao empreiteiro. O proprietário então reembolsa o distrito em até 20 anos, com uma taxa de juros por volta de 7% ao ano. Os pagamentos são feitos anualmente, juntamente com o imposto predial (property tax).

Em alguns casos, os proprietários acabam economizando com o PACE. Por exemplo, o valor economizado com seguro por causa da instalacão de janelas contra furacão no imóvel pode ser maior que o pagamento anual para o PACE. Ou a instalação de um ar condicionado mais eficiente pode gerar uma economia no consumo que pague o PACE, ou até mesmo trazer um dinheiro extra.

“Em muitos casos, o projeto pode ser estruturado de forma que a economia na conta de luz seja maior que a desepesa com o pagamento do PACE”, disse Joe Spector, vice-presidente da Ygrene Florida, uma das companhias encarregadas da execução do projeto. “Assim, basicamente você está trocando seu ar condicionado de graça.”

Links utéis:
www.broward.org

Baixe nosso aplicativo