Mundo

Registros de casos de coronavírus se estabilizam na Espanha

País está em segundo lugar em número de casos no mundo

Casos de coronavírus se estabilizam na Espanha (Foto Photo by Master Sgt. Matt Hecht)

A Espanha registrou seu terceiro dia consecutivo com menos de 200 mortes pela COVID-19. O país é o segundo no mundo em número de casos, com 219 mil pessoas contaminadas e 25 mil mortes.

O país europeu está gradualmente emergindo de uma quarentena rigorosa, com pequenos negócios, como floristas e ferreiros, abrindo as portas com restrições nesta semana. Os espanhóis, que ficaram em casa por mais de seis semanas, agora podem praticar exercícios.

Mas o governo de coalizão do primeiro-ministro Pedro Sánchez deve buscar aprovação parlamentar para outra extensão do estado de emergência, o que lhe dá amplos poderes para impor o fim do confinamento.

O Partido Popular, de oposição, informou que não apoiará outra extensão de duas semanas ao estado de emergência, que termina no sábado, dizendo que Sánchez deveria usar a legislação para navegar rumo à normalidade.

A tensão política ocorre em um momento crítico, enquanto o governo busca reviver uma economia atingida pelos efeitos do surto da COVID-19.

O Ministério da Saúde registrou 185 novas mortes nas últimas 24 horas, o terceiro dia consecutivo abaixo de 200. O número total de casos diagnosticados aumentou para 219.329, acima dos 218.011 do dia anterior.

“Os números são favoráveis. Tudo indica que estamos em uma posição muito boa para o processo de transição que vamos realizar nos próximos dias”, disse o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde, Fernando Simón, em entrevista coletiva.

Em um sinal de como as medidas de quarentena geraram uma grande tensão financeira para o Estado, dados desta terça-feira mostraram que o custo dos benefícios pagos aos 5,2 milhões de pessoas, dependendo total ou parcialmente dos benefícios de desemprego em abril, mais que triplicou em relação ao ano anterior, chegando a 4,5 bilhões de euros. (Com informações da Agência Brasil)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo