Histórico

Rei da Espanha abdica em favor do filho Filipe

Príncipe Felipe vai assumir o trono no dia 18 de junho

Rei Juan Carlos I
Rei Juan Carlos I deixa o trono para o príncipe Felipe

DA REDAÇÃO COM G1 – O rei Juan Carlos I da Espanha abdicou no trono no último dia 2 de junho em favor do filho, o príncipe Felipe de Borbón. Em discurso à nação, Juan Carlos, de 76 anos, afirmou tomou a decisão para abrir caminho para a nova geração. O rei disse que “hoje uma geração mais jovem merece passar à primeira fila” para empreender “as mudanças e reformas exigidas pela atual conjuntura”.

Juan Carlos passou por várias cirurgias nos últimos anos, havia declarado recentemente que não abdicaria do trono. Uma fonte do palácio real informou à agência Reuters que os motivos da abdicação são políticos, e não de saúde.

O rei da Espanha chegou ao trono em 22 de novembro de 1975, apenas dois dias depois da morte do ditador Francisco Franco, que o havia nomeado seu sucessor. Seu filho, Felipe de Borbón, de 46 anos, se tornou Príncipe das Astúrias, título do herdeiro da Coroa espanhola, em janeiro de 1977.

O parlamento já iniciou os preparativos para a tramitação da abdicação de Juan Carlos I, assim como para o ato de coroação do futuro rei Felipe VI, que deve acontecer no dia 18 de junho.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo