Histórico

Reid: ‘Republicanos não vão poder barrar reforma imigratória’

Líder democrata, senador Harry Reid, disse estar otimista que a reforma será feita e os republicanos devem cooperar.

Em entrevista ao canal de TV ABC neste domingo (3), o líder do senado, o democrata Harry Reid, deu esperanças a milhões de indocumentados que aguardam a reforma imigratória nos Estados Unidos dizendo que desta vez “os republicanos não vão poder barrar uma reforma imigratória”.

Reid disse que tem certeza que os senadores vão aprovar a reforma imigratória, mesmo que os republicanos ainda torçam o nariz para o projeto. ” Vai ser um péssimo dia para o país e para o partido republicanos se eles continuarem tentando barrar esse projeto. Nesse caso a resposta é “sim”, a reforma sai, afirmou o líder democrata.

O democrata disse há poucos dias que a reforma imigratória esta entre as prioridades para esse ano assim como o controle de armas. Na semana passada, ele estava em meio ao grupo de oito senadores, entre republicanos e democratas, que anunciou o início das discussões de um projeto de reforma que incluiria o caminho para a cidadania, mas primeiro algumas melhorias na segurança de fronteira teriam que ser colocadas em pratica nos Estados Unidos.

No entanto, Reid afirmou estar ciente que muita coisa ainda deve acontecer durante as negociações entre os dois partidos sobre o melhor texto para essa reforma imigratória. “As coisas vão ficar mais difíceis a maneira que o texto toma forma”, afirmou o líder democrata lembrando que muitos republicanos não devem esquecer tão cedo o peso do voto latino nas eleições de novembro de 2012 e, isso deve, e vai pesar nas decisões dos republicanos.

“Eu acredito que as coisas vão acabar bem. Digo isso por vários motivos, primeiro porque é a coisa certa a ser feita, segundo porque os republicanos não podem mais barrar essa reforma. Eles já tentaram e não funcionou.” disse ele durante a entrevista ao programa “This Week” da TV ABC.

As ideias dos republicanos sobre como o reforço da segurança na fronteira deve ser feito ainda não estão claras, garantiu Reid, no entanto, o que se sabe por enquanto é que os republicanos não querem que os indocumentados a serem beneficiados com a reforma recebem Green Card até que a borda americana esteja mais protegida. Eu não sei direito que eles querem dizer com isso, mas a reforma vai sair, garantiu mais uma vez o líder democrata durante a entrevista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo