Manchete Mundo

Reino Unido aprova vacina Pfizer para uso a partir da próxima semana

Profissionais da saúde, idosos e pessoas vivendo em casas de repouso terão prioridade em receber as primeiras doses

Será distribuído um lote com 10 milhões de doses ainda em 2020 (foto: flickr)
Será distribuído um lote com 10 milhões de doses ainda em 2020 (foto: flickr)

O governo do Reino Unido autorizou o uso da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela parceria entre a Pfizer e a BioNTech. As primeiras doses poderão começar a ser aplicadas na população britânica a partir da semana que vem.

“O governo aceitou hoje a recomendação da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA na sigla em inglês) para aprovar a vacina da Pfizer-BioNTech para uso”, disseram as autoridades em comunicado à imprensa.

Em um primeiro momento será distribuído um lote com 10 milhões de doses, ainda em 2020.

Por causa das condições de armazenamento da vacina – que precisa ser mantida a -70°C – as campanhas de vacinação serão feitas em hospitais.

Profissionais da saúde deverão estar entre os primeiros a serem vacinados, assim como idosos e pessoas vivendo em casas de repouso, incluindo funcionários.

A medida, segundo técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS), abre uma nova era e a possibilidade de uma imunização em massa.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que a aprovação da vacina vai resgatar vidas e a economia do país – que tem 59.148 mortes pela Covid-19, o maior número da Europa.

A Pfizer afirmou que a autorização de uso emergencial da Grã-Bretanha marca um momento histórico na luta contra a covid-19. A farmacêutica havia solicitado o uso emergencial do medicamento na última terça-feira (24).

“Essa autorização é uma meta pela qual temos trabalhado desde que declaramos que a ciência vencerá, e aplaudimos a MHRA por sua capacidade de conduzir uma avaliação cuidadosa e tomar medidas oportunas para ajudar a proteger o povo do Reino Unido”, disse o CEO Albert Bourla.

“Conforme antecipamos novas autorizações e aprovações, estamos focados em agir com o mesmo nível de urgência para fornecer com segurança uma vacina de alta qualidade em todo o mundo.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo