Mundo

Reino Unido proíbe voos vindos do Brasil para evitar aumento da nova variante do coronavírus

Está proibida a entrada de turistas vindos do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Surinami, Uruguai e Venezuela, além de Portugal e Cabo Verde

Primeiro-ministro britânico Boris Johnson (Foto: Wikimedia)
Primeiro-ministro britânico Boris Johnson (Foto: Wikimedia)

O governo britânico proibiu nesta quinta-feira voos vindos do Brasil, Portugal e outros países da América do Sul para evitar a entrada da nova variante do coronavírus no país.

O país, que no mês passado descobriu uma nova cepa que se espalhou pela europa, está em lockdown para tentar conter o avanço da pandemia. 

Na lista de proibição divulgada pelo ministro dos Transportes, Grant Shapps, está proibida a entrada de turistas vindos do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Surinami, Uruguai e Venezuela, além de Portugal e Cabo Verde.

Shapps indicou que o governo britânico tomou uma “decisão urgente” de vetar essas viagens, como resultado dos “testes de uma nova variante no Brasil”, das quais não se sabe se é mais infecciosa ou se tem resistência às vacinas atuais.

As restrições, que entrarão em vigor às 4h (horário local, 1h de Brasília) de amanhã, não se aplicarão a pessoas com nacionalidade britânica ou irlandesa, nem a cidadãos de outros países com “direitos de residência” no Reino Unido, detalhou o ministro.

Além disso, também estão isentos os transportadores que cheguem às Ilhas Britânicas a partir de Portugal para facilitar a entrada de “bens essenciais” ao país.

No dia 24 de dezembro, Londres já impôs uma proibição às chegadas da África do Sul, após a detecção de outra variante do vírus SARS-CoV-2 naquele país.

Ontem, o primeiro-ministro Boris Johnson expressou sua “preocupação” com as mutações detectadas no Brasil e seu gabinete se reuniu hoje para tratar das novas restrições de viagens.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo