Estados Unidos

Relatório americano afirma que vírus zika causa microcefalia

Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos afirma categoricamente que o vírus causa a microcefalia e outras doenças neurológicas graves

Pai segura criança com microcefalia
Pai segura criança com microcefalia

Não há mais dúvidas de que o vírus zika causa microcefalia. O Center for Disease Control (órgão federal que monitora questões relacionadas a saúde pública nos Estados Unidos) afirmou categoricamente, na quarta-feira (13), que o vírus da zika causa a microcefalia e outras doenças neurológicas graves. O diretor da organização, Tom Frieden, disse que não tem mais dúvidas sobre esse elo e explicou que não foi uma descoberta isolada que levou a essa conclusão, e sim a soma de numerosas evidências e a publicação de diversos estudos sobre o assunto. As informações são do G1.

Uma das pesquisas decisivas, inclusive, foi feita no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz com gestantes atendidas pela maternidade Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro. Há 50 anos não aparecia um vírus capaz de causar graves problemas em fetos, quando contraídos por gestantes. O último foi o da rubéola, uma doença que hoje tem baixa incidência graças à vacina.

Nos Estados Unidos, por enquanto, essa confirmação não muda as formas de combate à doença. Os cientistas dizem que ainda falta entender como o vírus causa a microcefalia. Só depois de entender esse mecanismo eles vão poder desenvolver formas de prevenir a má-formação.

A Organização Mundial da Saúde já tinha dito na semana passada que existe um consenso na comunidade científica de que o vírus da zika é uma das causas da microcefalia. É preciso também lembrar que nem toda mulher que contrai zika durante a gestação vai ter um bebê com microcefalia. E que existem outros fatores que contribuem para essa malformação congênita. O diretor do CDC reconheceu que ainda se sabe pouco sobre a zika e que a microcefalia pode ser só a ponta do iceberg dos problemas que o vírus pode causar.

Medindo a microcefalia
Medindo a microcefalia
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo