Histórico

Restrospectiva 2008: Na retrospectiva do ano, AcheiUSA destaca os altos e baixos para a comunidade brasileira no sul da Flórida

A comunidade brasileira no sul da Flórida não pode reclamar de 2008, apesar de todos os problemas na economia. A julgar pela retrospectiva preparada pelo jornal AcheiUSA, o balanço depois de 12 meses é positivo. Afinal, mesmo aquilo que não pode ser considerado uma vitória, serve como aprendizado. Confira os fatos que foram destaque nas páginas do nosso jornal este ano:

Miami ganha novo cônsul
Luiz Augusto de Araújo Castro assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2008, em substituição a João Almino, que foi transferido para o Consulado Geral do Brasil em Chicago. Simpático e atencioso com todos da comunidade, o diplomata teve, em seu primeiro ano de gestão, um período importante, de muitas conquistas, entre elas a criação da rede de imigrantes.

Brasileiros envolvidos com o crime
Não foram poucos os casos de brasileiros envolvido com crimes aqui na região: Joaquim de Souza e Fabiano dos Santos, que sequer completaram 22 anos de idade, foram detidos em Pompano Beach depois de assaltarem a casa de um casal português, em fevereiro. Outros dois, Marco Spadini Barbosa e Gustavo do Vale, foram detidos em maio por falsificação de documentos, depois de mais de dois anos de investigação por parte de agentes federais.

O fim do sofrimento de Brianna
O sofrimento da menina Brianna Aaron, filha do brasileiro Cleiderson da Silva, chegou ao fim. Diagnosticada com um transtorno raro que causa a regressão cronológica do sistema nervoso (doença de Batten), ela morreu em fevereiro, depois de anos de batalha.

Brasileiros aceleram no kart
Este foi o ano do lançamento da Fórmula BR-1, a primeira liga brasileira de kart nos Estados Unidos. O campeonato teve provas mensais numa pista de Fort Lauderdale e o fotógrafo Jefferson Simizu foi o piloto representante do AcheiUSA.

Jacaré passeia pela 441
Parecia mentira de 1º de abril, mas realmente um jacaré de mais de três metros foi capturado, em abril, em plena rodovia 441, em Fort Lauderdale. O trânsito precisou ser interrompido para que os policiais e oficiais da Comissão de Conservação da Vida Selvagem pudessem resgatar o animal, que acabou sendo vendido a um restaurante e acabou na panela

Brasil no Festival das Nações
A Barry University, uma das principais instituições de ensino do sul da Flórida, realizou o seu Festival das Nações em abril e o Brasil teve lugar de destaque, com um estande com produtos típicos do país.

Policial brasileiro em Broward
Uma das matérias de maior repercussão do AcheiUSA este ano foi uma reportagem com o policial brasileiro da polícia de Broward, o mineiro Ricardo Braga. Integrante do Swat Team, equipe de elite da corporação, o policial falou sobre as suas atividades e aconselhou a comunidade com relação às leis imigratórias. A matéria fez parte do AcheiTV.

‘Brasileiros pelo mundo’, um marco para os emigrantes

O pontapé foi dado com a visita do embaixador Agripino Maia a Pompano Beach. Depois, em julho, lideranças de imigrantes brasileiros espalhados pelas comunidades ao redor do mundo participaram de uma grande conferência organizada pelo Palácio do Itamaraty, em julho, no Rio Janeiro.

Brasileiro lança candidatura para comissioner
Deerfield Beach pode ter um comissioner (vereador) brasileiro. Jimmy Albuquerque lançou sua candidatura ao cargo e, em março de 2009, pode se tornar o primeiro da comunidade a ocupar tal cargo na administração de uma das cidades mais brasileiras do sul da Flórida.

O sonho americano não acabou
Brasileiros foram presos tentando entrar nos EUA – e não foi em uma só oportunidade: em maio, um grupo (dois mineiros e um goiano) foi detido no litoral de Stuart, na Flórida. Outro brasileiro, Luiz Roberto Jardim, foi detido sob acusação de operacionalizar o esquema de tráfico humano. Depois, em outubro, brasileiros foram capturados num barco à deriva em Fort Lauderdale. Alguns membros da família brasileira de seis pessoas, inclusive uma criança, estavam em condições precárias de saúde

Brasileiros assustados com violência
Cidades como Boca Raton, West Palm Beach e Deerfield Beach, outrora considerados locais com alta qualidade de vida, sofreram com o aumento de até 300% na taxa de criminalidade. A polícia admitiu que a ação das gangs e dos marginais assustou a população. Uma das vítimas foi o restaurante Café Mineiro, em Deerfield Beach, que foi lesado em cerca de mil dólares. No mesmo plaza, o Coffee & Company e a Blue Fashion, também de propriedade de brasileiros, já haviam sido vítimas de bandidos. Um pouco distante dali, a loja Celullar Zone, revendedora da Metro PCS na Dixie Highway, também operada por um brasileiro, também foi assaltada.

Brasileiros são vítimas de golpe
Membros da comunidade também foram vítimas de estelionatários, tão ou mais nocivos que os ladrões que invadem os estabelecimentos durante a madrugada: pelo menos duas brasileiras caíram no golpe do foreclosure, quando alugaram imóveis que já estavam em processo de retomada pelas instituições financeiras.

Novos vôos entre Miami e Brasil
A TAM inaugurou, em setembro, um novo vôo entre Miami e RJ. Em novembro, foi a vez da American Airlines lançar o trajeto até Belo Horizonte, Recife e Salvador. Boa notícia para a comunidade!

Brasileiros morrem em acidente
Dois brasileiros morreram em setembro, em Boca Raton, depois de um grave acidente de carro: Charles de Souza e Cláudio Silva não resistiram ao choque do veículo em uma árvore na Palmetto Park Road, na altura da Turnpike. A batida deixou outros dois conterrâneos em estado grave.

AcheiUSA passa por reformulação gráfica

A edição número 200 de nosso jornal, em 11 de julho, marcou também uma nova fase do periódico: com um novo layout mais moderno e arejado e com matérias mais dinâmicas, o principal veículo de comunicação da comunidade brasileira na região consolidou assim a sua liderança no mercado.

Carta de extorsão assusta imigrantes
Em agosto, brasileiros sofreram ameaças através de uma carta anônima, cujo autor afirmou que denunciaria os brasileiros ao serviço de imigração caso não enviassem dinheiro para uma suposta PO Box em Orlando. Uma das vítimas foi a catarinense Marie Corrêa, cidadã americana, que denunciou o caso ao FBI.

Indenização milionária para filhos de brasileira
Mais de quatro anos após a morte da brasileira Cláudia Ávila, a família da gaúcha finalmente obteve na Justiça a reparação pela dor e o sofrimento causados pela sua precoce partida, num acidente insólito na I-95, quando ela foi atingida por uma placa de metal de 16 quilos, que atravessou o pára-brisa do carro depois de voar da carroceria de um caminhão. A causa foi ganha pelo escritório Wites & Kapetan e somou mais de seis milhões de dólares, pagos aos três filhos de Cláudia – Fernanda, Renata e Cícero – por duas companhias acusadas de negligência. A decisão foi divulgada no dia 17 de setembro, na Corte de Palm Beach, depois de oito dias de julgamento.

Campeão da Copa Gospel é um time argentino
A Copa Gospel, organizada por brasileiros e com a participação de sete times de igrejas da nossa comunidade, foi vencida pela única equipe de hispânicos – e justamente argentinos. A Hay Equipo faturou o título na final contra a New Life. Já no futebol feminino, uma boa novidade: as brasileiras do Pink Panthers se reúnem duas vezes por semana para bater uma bola e jogar a tensão para escanteio.

Lei pune com rigor o excesso de velocidade
Uma nova lei de trânsito na Flórida, aprovada em outubro, pune com mil dólares de multa aqueles que dirigirem a uma velocidade de 50 milhas acima do permitido. Introduzida para reduzir os acidentes nas rodovias do estado, a medida não surtiu o efeito desejado: só nos primeiros quinze dias de vigência da lei, mais de 290 residentes da Flórida já haviam sido multados dirigindo pelo menos 50 milhas acima da velocidade permitida. Um motorista, por exemplo, viajava a 145 milhas.

Brasileiro vive dia de cão em Miami
O mineiro Rodrigo Santos não quer se lembrar do dia 25 de setembro. Ele passeava com uma latinha cerveja na mão pela orla de South Beach, sem saber que é proibido consumir bebidas alcoólicas nas ruas da Flórida, e foi interpelado por dois policiais, de maneira grosseira. Para piorar, ele ficou detido por quase 25 horas até ser liberado, sem acusação formal.

Claudio Cury é eleito na BACCF
O brasileiro Claudio Cury será o novo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida. Ele vai substituir o atual presidente, Jose Sampol.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo