Histórico

Retrospectiva 2008: No futebol, o São Paulo fez históri

No futebol, o destaque não poderia deixar de ser outro que não o São Paulo – tricampeão brasileiro consecutivo e seis vezes detentor do mais cobiçado título nacional. Rogério Ceni se tornou o primeiro jogador brasileiro a ser capitão de uma equipe tircameã nacional.
Aliás, o Brasileirão 2008 foi um dos mais emocionantes da era dos pontos corridos, com cinco equipes disputando acirradamente o título até três rodadas do final do certame: o próprio São Paulo (campeão), Grêmio (vice-campeão), Cruzeiro (3º colocado) – os três já classificados para a Copa Libertadores da América 2009 -, Palmeiras (4º colocado), classificado para a Pré-Libertadores, e Flamengo (5º colocado), que teve de se contentar em disputar a Copa Sul-Americana 2009.

Para garantir a participação na Libertadores 2009, o Palmeiras precisará derrotar o Real Potosi, da Bolívia, em duas partidas: a primeira disputada no Parque Antartica e a segunda em Potosi, a quatro mil metros de altitude.

Copa do Brasil

O outro participante brasileiro Libertadores 2009 é o Sport Club do Recife, campeão da Copa do Brasil, após ter eliminado vários favoritos, como Palmeiras, Internacional e Corinthians.

Por falar nestes dois clubes, ambos protagonizaram belas histórias em 2008. O Sport Club Internacional de Porto Alegre se tornou o primeiro clube brasileiro a vencer a Copa Sul-Americana, ao bater nas finais o Estudiantes de La Plata, do craque Sebastian Verón.

Série B

O Corinthians, por sua vez, mostrou como um time grande deve fazer para se recuperar no cenário esportivo nacional, ao ser campeão da Série B, com uma campanha irretocável. De quebra, protagonizou a maior jogada de marketing do futebol brasileiro ao contratar Ronaldo Fenômeno para a temporada 2009 – algo que deixou os torcedores flamenguistas irritadíssimos.
Além de Corinthians, mais três clubes subiram para a Série A e estarão na divisão de elite do futebol brasileiro: Avaí, de Florianópolis, Santo André e Grêmio Barueri.

Alegria de uns, tristeza de outros. Dois clubes que haviam subido para a Série A em 2007 voltaram para a Série B em 2009: Portuguesa de Desportos e Ipatinga. Figueirense, a outra equipe da capital catarinense, trocou de lugar com o Avaí e vai disputar a Série B.

Rebaixamento

A grande decepção, no entanto, foi o fraco desempenho do Clube de Regatas Vasco da Gama, que disputará a Série B, após ter sido rebaixado, em conseqüência de sua péssima campanha. Nem mesmo os ídolos Roberto Dinamite (presidente) e Edmundo (em vias de se aposentar) conseguiram evitar o descenso. Resta aos vascaínos, seguir agora o exemplo dos outros clubes grandes e voltar para a Série A em 2009 – lugar ao qual sempre pertenceu.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo