Histórico

Revista em quadrinhos em português ressalta importância do censo

Personagens Zé Brasil e Tião Mineiro destacam que contagem demográfica pode resultar em melhorias para a comunidade

Usando uma linguagem simples e direta, o Censo 2010 quer transmitir aos brasileiros que vivem nos Estados Unidos, através de um meio de comunicação acessível a todos os imigrantes, a ideia de que a participação da comunidade na contagem demográfica é fundamental para o país. Para tanto, decidiu lançar uma cartilha em quadrinhos, em português, com os personagens bem típicos: a revista ‘As Aventuras de Zé Brasil & Tião Mineiro’ será distribuída, a princípio, em pontos brasileiros de Massachusetts.

Os dois personagens são indocumentados e discutem, na historinha, sobre os benefícios que uma contagem apurada pode trazer para a comunidade de imigrantes. São 16 páginas, com histórias e jogos que envolvem temáticas relativas ao censo. Em uma delas, por exemplo, Zé e Tião recebem a visita de um entrevistador. Os quadrinhos foram criados pelo cartunista brasileiro Daniel Nocera, de Boston (MA). “Senti-me honrado em ser convidado para desenvolver um projeto com a equipe do Censo e ajudá-los a divulgar a mensagem”, disse o artista.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também entrou na luta para encorajar a participação da sociedade no Censo 2010. A mensagem do líder da nação será veiculada pelo rádio e televisão e está disponível no site www.2010census.gov. Confira e participe da contagem, mesmo estando em situação irregular no país.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo