Histórico

Rick Santorum vence em Alabama e Mississippi

Candidato surpreendeu os adversários, apontados como favoritos

DA REDAÇÃO – O ex-senador Rick Santorum conquistou duas significativas vitórias nas primárias republicanas dos estados de Alabama e Mississippi, dois importantes estados do sul dos EUA, nesta terça-feira à noite.

As redes de televisão consideraram uma surpresa a vitória de Santorum no Alabama. O político conservador recebeu 35 por cento dos votos, enquanto 30 por cento foram para o ex-presidente da Câmara de Deputados, Newt Gingrich, e 28 por cento para o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney.

A disputa em Mississippi, com 40 delegados em jogo, foi mais renhida, mas o ex-senador pela Pensilvânia foi declarado vitorioso com 33 por cento, seguido por Gingrich com 31 por cento e Romney com 30 por cento.

Estes resultados significam um duro golpe para Gingrich, que protagonizou uma campanha agressiva desde a semana passada nos dois estados sulistas de fortes convicções religiosas. Ele esperava ser vitorioso para ressuscitar suas oportunidades de obter a indicação republicana para a eleição presidencial de novembre. Gingrich está sob pressão do próprio partido para que abandone a disputa pela candidatura republicana e permita que a base conservadora apoie solidamente Santorum.

Este último, um fervoroso católico próximo da Opus Dei, não figurava em primeiro em nenhuma das pesquisas desta semana, onde Gingrich e Romney pareciam como claros favoritos, com diferenças de no máximo dois pontos entre eles.

Um candidato precisa de 1,144 delegados para obter a candidatura do partido.
“Ainda preciso de mais delegados, portanto se vocês são capazes de fazer isto por mim poderemos atingir a meta num ritmo bem rápido”, manifestou Romney em um encontro em Mobile., no sul do Alabama nesta segunda-feira, quando completou 65 anos.

De sua parte, Santorum voltou a enfatizar que é o candidato mais conservador da disputa republicana e contou com o apoio do governador do Alabama Robert Bentley, um dos promotores da controvertida lei imigratória que causou um êxodo de trabalhadores nos campos e nas indústrias do estado.

Mississippi e Alabama são os estados mais pobres do país e por isto os candidatos se concentraram em prometer uma recuperação econômica e a criação de mais empregos.
“Se for presidente, vamos diminuir os gastos federais”, afirmou Mitt Romney.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo