Estados Unidos Geral

Rio Colorado está secando e o uso de água está restrito em sete estados

As mudanças climáticas estão secando o rio Colorado, afetando estados que juntos têm uma população de 60.9 milhões

Crise hídrica causada pela seca do rio Colorado está afetando sete estados americanos e parte do México (Foto: lvwaterdefender.com)
Crise hídrica causada pela seca do rio Colorado está afetando sete estados americanos e parte do México (Foto: lvwaterdefender.com)

As margens que cercam grande parte do rio Colorado, onde havia água, agora há apenas lama e rochas, um sinal palpável dos efeitos das mudanças climáticas no oeste dos Estados Unidos. Mais de 20 anos de seca fizeram pouco para impedir que a região desviasse mais água do que flui pelo rio, esgotando os reservatórios a níveis que agora ameaçam o abastecimento de água para residências, plantações e produção de energia.

Sete estados do país, que juntos têm uma população de 60.9 milhões de habitantes, estão se preparando para os cortes, já que o governo federal estabeleceu na terça-feira (16) o prazo para apresentarem suas propostas de redução inédita no uso da água, no que deverá ser a maior semana para a política do Rio Colorado em décadas.

Em junho, o Bureau of Reclamation dos EUA informou aos estados – Arizona, Califórnia, Colorado, Nevada, Novo México, Utah e Wyoming – para descobrir como usar pelo menos 15% menos água no próximo ano ou ter restrições impostas a eles. O órgão federal também deve divulgar projeções hidrológicas que irão desencadear cortes adicionais já acordados.

As tensões sobre a extensão dos cortes e como distribuí-los de forma equitativa chegaram ao ápice, com os estados apontando os dedos uns para os outros e teimosamente mantendo seus direitos sobre a água, apesar da crise iminente.

Representantes dos sete estados se reuniram em Denver na semana passada para negociações de última hora a portas fechadas. Essas discussões ainda não produziram propostas concretas, mas as autoridades envolvidas dizem que os alvos mais prováveis ​​para os cortes são os agricultores do Arizona e da Califórnia. Os distritos agrícolas desses estados pedem que sejam pagos generosamente para arcar com esse fardo.

O Rio Colorado deságua das Montanhas Rochosas nos desertos áridos do Sudoeste. É a principal fonte de água para 40 milhões de pessoas e atravessa estados com uma população total de 60.9 milhões. Cerca de 70% de sua água vai para irrigação, apoiando uma indústria agrícola de $15 bilhões por ano que fornece 90% dos vegetais consumidos no inverno nos Estados Unidos.

A água do rio é compartilhada entre o México e os sete estados dos Estados Unidos sob uma série de acordos que datam de um século, quando seu fluxo era mais abundante.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo