Histórico

Rio de Janeiro terá Museu Olímpico

Museu Olímpico será instalado na Ilha de Pombeba, atrás do Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca
Museu Olímpico será instalado na Ilha de Pombeba, atrás do Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca

Um dos legados das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro será o Museu Olímpico na Barra da Tijuca. O termo de cessão da área ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi assinado na última semana na sede do Rio 2016. Além de receber as instalações do museu, a região também abrigará a nova sede do COB.

Em 2013, o Rio de Janeiro recebeu uma parte da exposição Olímpica do COI, onde foram exibidas fotos, medalhas, tochas e uniformes de diferentes edições dos Jogos que ficam em Lausanne, na Suíça, em um museu que reúne mais de 10 mil peças relacionadas à história do Movimento Olímpico.

“No Museu Olímpico ficará toda a história dos Jogos Rio 2016 para as futuras gerações, será mais um importante legado dos Jogos para todos nós”, comemorou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB e do Comitê Rio 2016.

Após a assinatura do termo de cessão do terreno, Nuzman seguiu para uma reunião com o presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha, e demais deputados da bancada do Rio baseados em Brasília, onde foi apresentado o projeto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A integração do Rio 2016 com os três níveis de governo tem sido pauta recorrente na rotina dos organizadores dos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul. Recentemente, a presidente Dilma Roussef esteve na sede do Comitê Organizador, quando reforçou o compromisso do governo federal para com o sucesso dos jogos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo