Histórico

Rio é cidade dominada pelo crime, diz “NYT” sobre o Pan-2007

Mesmo sendo um cenário maravilhoso para a realização dos Jogos Panamericanos neste ano, e por mais hospitaleira que a cidade possa ser, o Rio de Janeiro apresenta problemas para os visitantes, por ser “dominado pelo crime e muito violento”, diz reportagem do jornal americano “The New York Times”.

“Não é segredo que o Rio é dominado pelo crime e muito violento, e que isso vem aumentando: as quadrilhas armadas que controlam as favelas nos morros estão ficando mais e mais ousadas em seus ataques e ameaças, mesmo nos bairros de elite”, diz o texto, do jornalista Larry Rohter.

Apesar dos esforços dos governos do Estado do Rio de Janeiro e federal para garantir a segurança durante os jogos, “onde quer que você esteja no Rio, vale a pena ser cuidadoso e observar certas precauções”. O texto dá uma série de recomendações ao turista, como não exibir jóias e filmadoras, principalmente na praia; e para quem não fala português, o texto recomenda andar em grupos e de preferência com um guia ou tradutor.

Os eventos esportivos, principalmente os jogos de futebol, que serão realizados no estádio João Havelange, requerem cuidado especial por parte do turista, diz a reportagem, principalmente se os eventos terminarem à noite. “O estádio é próximo à Linha Amarela, que é local rotineiro para roubos e tiroteios entre a polícia e as quadrilhas, e a outros caminhos que passam por bairros que muitos moradores do Rio preferem evitar à noite.”

O deslocamento pela cidade também deve ficar mais difícil que o normal, uma vez que os projetos de expandir o sistema de transporte público, como o metrô, não foram realizados. “Nenhum desses projetos saiu do chão, devido em grande parte a disputas entre os governos municipal, estadual e federal.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo