Esportes

Rio Olímpico para o mundo

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

COLABORAÇÃO de Jussara Penna

Mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo assistirão a abertura das Olimpiadas no Rio de Janeiro nesta sexta-feira, dia 5 de agosto. A quantidade de turistas, principalmente de americanos, franceses e argentinos, é vista em cada ponto na cidade Maravilhosa. Copacabana, Barra da Tijuca e a Zona Portuária são os pontos preferidos.

Mas, até para o carioca muita coisa é nova. Inaugurou-se um novo tipo de corredor de transporte; o BRT – Bus Rapid Transit – ligando Santa Cruz ao Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Outro, chamado de VLT – – Veiculo Leve sobre os Trilhos – na Zona Portuaria. Nesta regiao, criou-se o projeto Porto Maravilha com inumeros Museus e restaurantes.

A Zona Oeste passou a ser mais vista e visitada e entre as novidades inaugurou-se um bar, no Camping Clube do Brasil, no Recreio dos Bandeirantes, que fica a 40 metros do chão. Aliando a beleza da vista de 360 graus da orla da Praia da Macumba como divertimento atual.

No entanto, o que mais se ouve sobre o Rio são reclamações sobre o trânsito, com engarrafamentos monstruosos por causa das faixas exclusivas olimpicas ; que a nova linha 4 de metro, que liga Ipanema, Leblon, Sao Conrado e Barra não pode ser ainda utilizada pela população, so para quem vai assistir ou trabalhar nos jogos. Isso sem falar na poluição das lagoas, nos problemas da saude e na segurança. 

Todos esses pontos são verdadeiros e já bastante comentados. No entanto, considero a segurança o maior desafio que todos irão enfrentar, principalmente na epoca atual.

A partir de agora, o Brasil esta sendo visto pelo mundo. Nosso povo é reconhecido como alegre, descontraido e hospitaleiro.

Não é mais hora de atos políticos. Nem mesmo, de se ficar falando mal do país para quem nos visita. Eles não entendem, nao sabem de nossos problemas e nem vai mudar nada no pais, com esta atitude. Se quiserem mudar, facam nas eleições ou quando todos forem embora.

Agora, e hora de encantar o mundo. Como esta fazendo o Hotel Copacabana Palace, na Praia do mesmo nome. Em seu predio esta sendo projetado borboletas coloridas, com as bandeiras de cada pais participante. Uma criação da artista islandesa Kristjana Williams.

Vamos ver como sera a abertura das Olimpiadas. Ja ouvi dizer que vai surpreender como espetáculo.

E e isso que estamos precisando: ser surpreendidos com beleza e delicadezas. Vamos deixar uma imagem para o mundo de que os Jogos da XXXI Olimpiadas, no Rio de Janeiro, Brasil, serao inesqueciveis como as borboletas de Copacabana. E o que eu espero e desejo.

*Jussara C. Penna é  jornalista, carioca e mora na Califórnia. Criou o website www.idademaior.com.br, o primeiro voltado para a terceira idade no Brasil.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo