Histórico

Rio segue na disputa para sediar Olimpíadas de 2016

Os outros concorrentes são Chicago, Madri e Tóquio

O Rio de Janeiro está entre as finalistas a sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A cidade brasileira foi confirmada no grupo seleto destacado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), do qual fazem parte ainda Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão). A entidade descartou a realização do evento nas cidades de Doha (Catar), Praga (República Checa) e Baku (Azerbaijão), que também pleiteavam o direito de organizar as Olimpíadas.
Esta é a primeira vez que uma cidade brasileira consegue chegar à etapa final da escolha para organizar os Jogos. Segundo o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, o fato é fruto da evolução econômica do Brasil, o sucesso dos Jogos Pan-americanos de 2007 e o aperfeiçoamento do projeto olímpico, uma vez que esta é a terceira vez que o País tenta sediar o maior evento esportivo do mundo.
A escolha do Rio, juntamente com as outras três concorrentes, deve-se meramente aos atributos técnicos previstos pelo COI. Agora, a etapa final da escolha será de acordo com os votos dos comitês nacionais dos países filiados. Além disso, um relatório final deverá ser entregue até fevereiro de 2009. Já a escolha da sede acontece no dia 2 de outubro de 2009.
“Temos que ficar felizes da vida. Um país que nunca participou da fase final está nela, agora. Há três edições que isto não acontecia”, disse Nuzman. Ele agora espera o apoio dos órgãos públicos e privados para assegurar a candidatura.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo