Rir é o melhor remédio

0
540

Mark Underwood, autor deste artigo, dá a receita para se viver com menos amargura

Você sabia que uma boa dose de riso pode na verdade ajudar seu sistema de imunização e reduzir o stress? Você já teve vontade de se soltar e rir mais do que as regras sociais indicam como boa educação? Parece fácil, mas nem sempre isto é possível, particularmente se você está enfrentando os altos e baixos da vida. Mas, se você ficar mais leve e for mais brincalhão, se libertará e se divertirá mais. A boa notícia é que o riso ajuda a trazer benefícios para sua saúde.

Aqui está outra razão para rir. É contagioso. Você já ficou curioso para saber porque algumas pessoas atraem outras? Seja mais observador. Pode ser a facilidade que elas têm para rir e frequentemente elas estão enfrentando inúmeros desafios ligados à sua saúde e ao seu envelhecimento.

Mais de 50 anos de pesquisa dão suporte ao fato de que ligações sociais positivas ajudam a manter a saúde e rir faz parte desta equação. Se você admira pessoas que envelhecem com graça, você pode ter notado que elas sorriem com facilidade e parecem irradiar uma alegria pela vida, mesmo quando encaram momentos difíceis.

Não há dúvida de que rir faz bem, mas as pesquisas mostram que isto ajuda também a melhorar a imunidade, a relaxar os músculos, a aliviar a dor, a baixar a ansiedade e a diminuir o stress. Pense na risada como um “jogging interno”. O riso causa mudanças positivas na química do cérebro ao soltar endorfinas, e leva mais oxigênio para dentro do corpo com as inalações profundas causadas pelas risadas. Manter o riso em mente é mais do que apenas um revigorante temporário de humor. É uma ferramenta poderosa que nos ajuda a descobrir novas fontes de significado e esperança. Dá muita força nos tempos difíceis, e nos aproxima dos outros.

Ria como uma criança

Melhore seu panorama mental ao agir como uma criança novamente. Permita-se rir, ficar de bom humor, jogar e brincar. O bom humor diário pode ajudar você a ficar mais relaxado, criativo e alegre. Estudos mostram que, em média, crianças na idade pré-escolar nos EUA riem cerca de 400 vezes por dia. Quando adultos, rimos com bem menos frequência. De acordo com os estudos da Ohio State University, a média de adultos de riso é de apenas 15 vezes por dia. Se você pode dar uma risadinha numa situação, mesmo por alguns minutos, isto baixará o stress e ajudará você a se concentrar nas coisas positivas.

À medida que você envelhece, pode sentir que há muitas coisas que não podem fazer tão bem como estava acostumado a fazer. Talvez não possa correr como fazia antes, mas não importa sua idade, você pode encarar a vida pelo lado bem humorado. Rir é uma ferramenta poderosa. E é livre para ser usada em qualquer lugar, a qualquer hora.

A maioria de nós não se lembra de quando sorriu pela primeira vez, mas você provavelmente estava sorrindo quando tinha apenas poucas semanas de idade. Se você não ri alto com muita frequência, não se desespere, pode aprender a rir em qualquer etapa da vida.

Procure por alguma coisa para rir todos os dias porque você automaticamente se levará menos seriamente. Ria todos os dias porque isto ajuda a mudar as perspectivas, a recarregar suas baterias, e a permanecer focado. Rir ajuda você a se sentir menos ansioso e triste. E, mais ainda, dar umas boas risadas pelo menos uma vez por dia pode ajudar você a melhorar os relacionamentos e a fortalacer os laços com seus amigos e membros da família. O riso produz uma troca veloz de reforço positivo para seu cérebro e para as pessoas à sua volta.
Mantenha um kit de riso pronto. Há algumas maneiras com as quais você pode tratar-se com doses diárias de bom humor.

Relacione-se com “crianças” positivas de todas as idades amigos e membros da família, dos mais jovens aos mais velhos, filhos, netos e bisnetos.

Cerque-se de pessoas que lembram o lado leve da vida.

Coloque um desenho divertido visível em algum lugar de sua casa, onde você começa o seu dia.

Assista a um filme ou programa de TV engraçado.

Brinque com um animal de estimação.

Leia piadas.

As emoções positivas podem reduzir os riscos de saúde. Então, vá fundo, crie o máximo de microsegundos possíveis de química relacionada à felicidade. Ria e você melhorará sua saúde física, mental e social.