Histórico

Rodeio na Flórida pode consagrar cowboy brasileiro

Um cowboy brasileiro está muito perto de se consagrar numa das associações mais disputadas de montaria em touros. Ele é Wagner Luciano, atual líder da SSBR, liga que congrega os peões de seis estados do sul do País (Flórida, Louisiana, Mississippi, Geórgia e Carolinas do Norte e Sul). Detentor do título em 2009, ele pode entrar para a história como o primeiro bicampeão da categoria na próxima etapa do circuito, no dia 19 de dezembro.

E outra boa notícia é que a competição acontecerá no sul da Flórida, mais especificamente em Hialeah. Um grande evento da SSBR está sendo organizado pelo diretor da Associação, o também brasileiro Renato Tex, ex-montador campeão de montarias, que agora está se dedicando a fomentar competições deste esporte, que vem alçando nossos conterrâneos à condição de ídolos aqui na América.
Wagner Luciano é um deles. Competindo desde os 12 anos de idade, o brasileiro transformou sua paixão em profissão no ano de 1997 e não demorou a conquistar títulos no país Natal. A vinda para os Estados Unidos se deu em 2005 e, no ano passado, ele faturou o título da Associação. Este ano, manteve a performance de alto nível e pode ser o primeiro cowboy a faturar o bicampeonato.

Seu principal adversário é outro brasileiro, Anderson Alencar, que está em segundo na classificação geral. Ele também pode entrar para a história como o primeiro ‘rookie’ (está na sua primeira temporada na SSBR) a ganhar a final. A etapa de Hialeah é a última do circuito e, por tudo isso, é imperdível.

“Vamos fazer um evento profissional, voltado principalmente para a comunidade brasileira, já que os dois principais candidatos ao topo do pódio são nossos conterrâneos”, ressaltou Renato, que até dois anos atrás também era um exímio montador de touros e ganhador de títulos. Ele decidiu abandonar a carreira depois que nasceu seu primeiro filho, preocupado com as constantes viagens e com os perigos inerentes da atividade.

O rodeio será no La Finca Ranch (18200 West Okeechobee Road), em Hialeah. Os portões vão ser abertos ao público a partir do meio-dia. A competição será narrada pelo locutor Eddy Texas, um dos melhores do mundo neste ofício. Os ingressos já estão à venda no próprio local (inclusive no dia da competição) e mais informações podem ser encontradas no site www.ssbrnow.com, ou mesmo pelo telefone (941) 815-6951.

O evento do dia 19 de dezembro tem o apoio do AcheiUSA.

Um pouco de história

A origem do rodeio remonta ao século 19, quando os colonos americanos adotaram costumes de origem hispânica, depois de vencerem a guerra contra o MéxicoAs festas mexicanas e a doma foram logo incorporadas às tradições e as montarias vieram logo depois,, influenciadas pelas lidas nas fazendas de gado. Em 1869, a cidade de Colorado sediou a primeira prova de montarias em sela. O cenário era propício: ranchos e ambientes parecidos com filmes de faroeste.

Entre 1890 e 1910, o rodeio surgiu como entretenimento público, em vários eventos na Costa Oeste, principalmente celebrações e convenções pecuárias. O Rodeio foi reconhecido como esporte competitivo durante as primeiras do século passado e diversificou-se em várias modalidades, entre elas a montaria em touros. Hoje, cinco países dominam as competições no mundo Estados Unidos, México, Canadá, Austrália e, principalmente, o Brasil, que já produziu diversos campeões em várias categorias. Vale lembrar os nomes de campeões mundiais de montaria brasileiros: Adriano Moraes (em tr6es oportunidades), Edney Caminhas, Renato Nunes e Guilherme Marchi, só para citar alguns. Hoje na SSBR há pelo menos 12 cowboys brasileiros participando das competições.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo