Histórico

Romney adverte que vetará o DREAM Act

Mitt Romney é o favorito republicano em Iowa antes da primeira votação rumo às eleições presidenciais de 2012

O concorrente pela candidatura republicana à presidência, Mitt Romney, disse que vetaria uma lei que permitisse a alguns residentes sem permissão legal para estar no país converter-se nos cidadãos americanos.

“A resposta é sim”, disse Romney durante uma visita no oeste de Iowa, quando perguntado se recusaria a homologar a iniciativa conhecida como DREAM Act.

Romney havia dito anteriormente que se oporia à lei, a qual poderia dar a oportunidade de se converter em cidadãos legais alguns imigrantes jovens sem permissão para estar no país, em caso de terem acesso à universidade ou servido nas forças armadas. No entanto, esta foi a primeira vez que disse explicitamente que a vetaria.

Os democratas aproveitaram imediatamente os comentários de Romney. “Incorreta no conceito e na política”, escreveu no Twitter David Axelrod, principal assessor da campanha de Obama. O Comitê Nacional Democrata qualificou a postura de Romney de “vergonhosa”.

O tema da imigração possivelmente será um dos assuntos fundamentais nas próximas eleições gerais, particularmente em estados indecisos como Flórida, Nevada e Colorado, que têm importantes populações latinas.

Romney disse que apoiaria algunms medidas da lei que permitam às pessoas obter uma residência permanente no caso de servirem ao Exército.

A versão mais recente do DREAM Act poderia dar a oportunidade de legalizar seu status a imigrantes que foram trazidos aos Estados Unidos antes de completar 16 anos. Outros requisitos assinalam que os beneficiários devem ter vivido no país durante cinco anos, tenham se formado no high school ou equivalente e se alistem no exército ou estudem na universidade.

Os críticos da lei a chamam de uma saída para a anistia que incentivaria mais estrangeiros a esconder-se no país com a esperança de algum dia conseguir a permissão legal.

Romney é o principal favorito republicano em Iowa antes da primeira votação rumo às eleições presidenciais de 2012, marcada para esta noite. Outros cinco aspirantes estão lutando, para emergir como a alternativa frente à Romney: Rick Santorum, Rick Perry, Ron Paul, Newt Gingrich e Michele Bachmann.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo