Histórico

Romney ganha o primeiro round

Candidato republicano foi mais incisivo e obriga o presidente Obama a se preparar melhor para os próximos debates

 Romney DA REDAÇÃO – Dois terços dos telespectadores que assistiram ao primeiro debate presidencial consideraram que o candidato republicano Mitt Romney levou a melhor sobre o presidente Barack Obama, de acordo com uma pesquisa nacional realizada na própria quarta-feira (3) à noite.

Segundo a pesquisa da CNN/ORC International, 67% dos telespectadores questionados disseram que o republicano ganhou a disputa, com um entre quatro dizendo que o presidente Barack Obama foi vitorioso. “Nenhum candidato presidencial superou os 60% nesta questão, desde a primeira pesquisa realizada em 1984,” afirmou Keating Holla, diretor de Pesquisas da CNN.

Embora cerca da metade dos telespectadores tenha dito que o debate não influenciará em sua decisão de voto, 35% disseram que o debate fez com que eles se inclinassem para votar em Romney, enquanto apenas 18% afirmaram que estão propensos a votar pela reeleição do presidente.

Mais de seis em dez pesquisados disseram que o presidente foi pior do que o esperado, com um em cinco afirmando que o desempenho do Obama foi melhor do que eles esperavam. Em comparação, 82% afirmaram que Romney superou as expectativas, com apenas um em dez acreditando que o desempenho do ex-governador de Massachusetts foi ruim.

“Esta pesquisa não pode refletir o ponto de vista de todos os americanos. Representa apenas a opinião de pessoas que assistiram ao debate e, por definição, não pode ser um indicativo de como todo o público americano reagirá a este debate nos próximos dias”, observou Holland.

A amostragem dos telespectadores do debate na pesquisa foi de 37% de democratas e 33% de republicanos. “Isto indica que houve mais democratas pesquisados do que a média de pesquisa da CNN com todos os americanos”, acrescentou Holland.

A pesquisa sugere que o debate não mudou as opiniões sobre o presidente. Quarenta e nove dos telespectadores do debate disseram antes do debate ter uma opinião favorável de Obama, e este número não mudou após o debate. O mesmo ocorreu em relação à Romney, cujo percentual favorável entre os telespectadores do debate subiu apenas dois pontos, indo dos 54% antes do debate para 56% depois do debate.

Economia domina o primeiro debate

A economia dominou o primeiro debate e, de acordo com a pesquisa, 55% afirmaram que Romney administraria melhor a economia contra 43% que confiam em Obama. Na questão tributária, o desafiante teve aprovação de 53% enquanto Obama ficou somente com 44%. A margem de vitória de Romney na administração da saúde foi mais estreita 52% a 47%, mas ele obteve uma ampla diferença no que se refere ao déficit orçamentário: 57% a 41%.

Os telespectadores consideraram Romney mais agressivo. Cinqüenta e três por cento disseram que Romney passou mais tempo atacando seu oponente. Apenas três em dez consideraram que Obama atacou mais Romney. Com uma margem significativa de 58% a 37%, os telespectadores do debate acharam que Romney pareceu um líder mais decidido.

“O único calcanhar de Aquiles de Romney pode ser a percepção de que ele gastou mais tempo atacando seu adversário do que Obama, o que pode explicar porque dois terços dos telespectadores disseram que Romney fez um trabalho melhor, no entanto, apenas 46% afirmaram que ele era mais simpático do que Obama”, disse Holland.

A pesquisa da CNN foi realizada pela ORC International, com 430 americanos adultos que assistiram ao debate e foram questionados por telefone. Todas as entrevistas foram feitas após o encerramento do debate. A margem de erro da pesquisa é de mais ou menos 4,5 pontos percentuais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo