Histórico

Rubio muda de ideia quanto aos imigrantes

J. SCOTT APPLEWHITE
“Rubio

Em busca de uma conexão com a base conservadora de seu partido republicano, o senador floridiano Marco Rubio tem dito que é “solidário com os americanos que sentem como se nós estivéssemos tirando vantagem” dos imigrantes que estão ilegalmente nos Estados Unidos.

O novo discurso, que está no novo livro de Rubio, vem junto com a base onde vai se sustentar a sua plataforma para uma possível candidatura presidencial em 2016.

Rubio, cujos pais vieram de Cuba no século passado, anteriormente defendia a necessidade de uma reforma abrangente no sistema imigratório americano, nos moldes da que foi aprovada no Senado. Agora ele afirma que é preciso uma abordagem ponto a ponto da questão, o mesmo que argumento que defendem as bases mais conservadoras do seu partido.

A mudança reflete os desafios a que Rubio terá de enfrentar se decidir pela corrida à Casa Branca. Muitos ativistas que participam as primárias iniciais em Iowa, New Hampshire e South Carolina opoem-se a qualquer coisa que julguem como “anistia”. As ações executivas de Obama anunciadas no ano passado incendiaram a base conservadora republicana, que considera as medidas como um tratamento especial para os imigrantes que estão aqui ilegalmente. O apoio anterior de Rubio para um para um possível caminho da cidadania para esses imigrantes é uma das suas maiores vulnerabilidades junto à base.

Seus rivais potenciais para 2016, Ted Cruz, do Texas, e Rand Paul, de Kentucky, por exemplo, votaram contra o projeto de lei de Rubio no Senado. A mudança de abordagem revelada no novo livro do senador floridiano é mais uma tentativa de apagar esse passado pró-reforma.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo