Antonio Tozzi Esportes

Saldo dos brasileiros nos torneios continentais é positivo

A dupla Arias e Cano destruiu o River Plate com cinco gols, dois do colombiano e três do argentino (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)
A dupla Arias e Cano destruiu o River Plate com cinco gols, dois do colombiano e três do argentino (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

A semana envolveu os principais clubes brasileiros nas duas competições continentais: Taça Libertadores da América e Copa Sul-Americana.

Aqui está o resumo dos jogos envolvendo nossas equipes na terça-feira (2) e quarta-feira (3). Os jogos de quinta-feira (5) infelizmente ficaram de fora porque a edição já estava fechada quando as partidas foram realizadas.

Vamos analisar primeiro a Libertadores, seguindo a ordem dos grupos. O Grupo A tem a participação do Flamengo que enfrentou o Racing em Avellaneda em uma partida na quinta-feira que deve definir o campeão do grupo.

No Grupo B, o Internacional perdeu uma ótima oportunidade para assumir a liderança da chave deppois de ter ficado à frente do placar por duas vezes. No primeiro tempo, abriu o placar com o gol de Mercado, mas cedeu o empate ao Nacional de Montevidéu com gol de Zabala. Na etapa complementar, De Pena recolou o Colorado em vantagem em um Beira-Rio lotado. Nos acréscimos, porém, o zagueiro Noguera aproveitou uma falha defensiva e empatou o jogo. Com o resultado, a equipe gaúcha manteve-se na segunda colocação, com 5 pontos, atrás do Nacional, com 7 pontos, e um ponto à frente com o Independiente de Medellin. O Metropolitanos da Venezuela não anotou nenhum ponto. Na próxima rodada, o time da Colômbia recebe o líder, enquanto o Inter sai para enfrentar o time venezuelano. 

O Palmeiras se recuperou no Grupo C, após uma boa vitória sobre o Barcelona em Guayaquil por 2 a 0, com gols de Raphael Veiga e Gustavo Gomez. Com os resultados, o Verdão divide a liderança com o Bolívar que goleou o Cerro Porteño em Assunção por 4 a 0, um resultado surpreendente. Depois de um início preocupante, o atual campeão brasileiro tomou conta da partida e neutralizou a equipe local, calando a torcida fanática do time mais popular do Equador. Ainda neste mês de maio, o Palmeiras enfrentará o Cerro Porteño e o Bolívar receberá o Barcelona de Guayaquil. Se ambos vencerem, a decisão pela liderança da chave ficará para a última rodada quando o Verdão receberá a equipe boliviana.

A sensação da rodada foi a goleada do Fluminense sobre o River Plate por 5 a 1, com direito a três gols de Cano e dois de Arias, enquanto Beltrán fez o gol de honra dos argentinos. O Tricolor das Laranjeiras é o único brasileiro com 100% de aproveitamento, e lidera o Grupo D. Com a vitória, o Flu praticamente garantiu sua classificação, com 9 pontos ganhos, enquanto os outros três rivais estão com três pontos cada. O próximo jogo será contra o The Strongest, na altitude de La Paz, e Fernando Diniz pode se dar ao luxo de enviar uma equipe reserva, em razão de sua ampla vantagem na chave.

A grande decepção entre as equipes brasileiras foi o desempenho do Corinthians, que está em terceiro lugar no Grupo E, depois da derrota em casa para o Independiente del Valle por 2 a 1, com dois gols de Diaz e um de Roger Guedes para o Timão. A partida significou a reestreia de Vanderley Luxemburgo no comando do clube paulistano e os resultados praticamente deixam o Corinthians fora da Libertadores porque o time perdeu duas partidas em casa e tem de enfrentar o líder Argentinos Juniors, com 7 pontos, e o Independiente del Valle, com 6 pontos. No último lugar, está o Liverpool do Uruguai, com apenas um ponto.

O Grupo G reúne dois brasileiros. O jogo entre Athletico-PR e Libertad do Paraguai em Assunção na quinta-feira definiu a liderança do grupo. Entretanto, o Atlético-MG, depois de duas derrotas, ressurgiu com força ao bater o Alianza Lima por 2 a 0 em Belo Horizonte e embolou a chave. Na próxima rodada, o Galo receberá o Furacão na capital mineira e Alianza Lima receberá o Libertad na capital peruana. Nesta chave, todos têm chance de passar à próxima fase.

Copa Sul-Americana

No Grupo A, Botafogo recebeu a LDU de Quito no Engenhão em jogo que definiu a liderança do grupo. Magallanes e Cesar Vallejo não ameaçam o time brasileiro nem o equatoriano. Na próxima rodada, o Fogão vai ao Peru para enfrentar o Universidad Cesar Vallejo enquanto a LDU de Quito visitará o Deportivo Magallanes no Chile.

Red Bull Bragantino e Estudiantes de La Plata ficaram no 0 a 0 no jogo disputado em Bragança Paulista e ambos dividem a liderança do Grupo C com 7 pontos. Na quarta rodada, O time argentino viaja ao Paraguai para enfrentar o Tacuary e o Red Bull Bragantino vai até a Bolívia para jogoar com o Oriente Petrolero.

O empate de 0 a 0 com o Deportes Tolima, na Colômbia, serviu para garantir o primeiro lugar do Grupo D para o São Paulo, com 7 pontos, seguido pelo Tigre da Argentina, com 6 pontos, pelo Tolima com 4 pontos e pelo Puerto Cabello sem nehum ponto conquistado. Agora, o Tricolor do Morumbi enfrentará a Academia Puerto Cabello em Carabobo na Venezuela e o Tigre receberá o Tolima.

A derrota do Santos para o Newell’s Old Boys complicou a situação do Alvinegro praiano no Grupo E. Com a vitória de 1 a 0 em casa, a equipe argentina que revelou Lionel Messi manteve 100% de aproveitamento, seguido pelo Santos, com 4 pontos. Na próxima rodada, o Santos vai ao Chile enfrentar o Audax Italiano enquanto o time argentino jogará com o Blooming da Bolívia, o pior time da chave.

O América-MG empatou em Bogotá com o Millonarios em 1 a 1, com o gol de Felipe Azevedo. As duas equipes devem disputar o primeiro lugar do Grupo F, com o time colombiano liderando com 7 pontos, seguido pelo Coelho, com 4 pontos. Na próxima rodada, o América-MG receberá o Defensa y Justicia em Belo Horizonte e o Millonarios enfrentará o Peñarol do Uruguai em casa.

O Goiás cumpre uma campanha discreta no Grupo G, com apenas dois empates em dois jogos. Na quinta-feira (4) jogou com o Gimnasia La Plata na Argentina. Na próxima rodada, o Esmeraldino receberá o Universitario de Lima e precisa vencer, se quiser ter aspirações de ficar na liderança da chave. A rodada será completada com o Gimnasia La Plata recebendo o Santa Fe de Bogotá.

O melhor time brasileiro na Sul-Americana é o Fortaleza, líder do Grupo H, que jogou com o Estudiantes de Mérida no Castelão. A equipe cearense venceu as duas partidas anteriores e tem 100% de aproveitamento. Na próxima rodada, o Tricolor do Pici receberá o San Lorenzo em Fortaleza e uma vitória praticamente lhe garantirá a classificação para a próxima fase da competição.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo