Histórico

Sandy pode aumentar o preço dos seguros na Flórida

Valor das indenizações pagas aos segurados pode chegar a $10 bilhões de dólares

A passagem da tempestade Sandy pelo nordeste pode ter um efeito inesperado no sul da Flórida.

Por causa do grande número de solicitações de compensação às seguradoras, o valor dos seguros pode aumentar bastante em todo o País.

Uma estimativa inicial revela que os seguros devem desembolsar mais de $10 bilhões para os segurados. Alguns desses pagamentos virão de companhias de resseguros, as mesmas que oferecem seguro às companhias de seguro da Flórida para ajudá-las a administrar o risco. Se as taxas de resseguro subirem, o custo provavelmente será repassado ao consumidor.

O valor do resseguro está embutido nos preço dos seguros e gira por volta de 40% do total pago pelo segurado, no caso de alguams seguradoras menores, com capital limitado para arcar com perdas significativas em razão de algum desastre de grandes proporções, de acordo com o Insurance Information Institute, órgão ligado ao negócio.

Isso pode aumentar o custo do seguro na Flórida, o qual era esperado manter-se o mesmo no ano que vem, de acordo com especialistas da área. Segundo estudos, o aumento pode chegar a até dez por cento para algumas apólices em áreas de maior risco.

Mas outros especialistas afirmam que o impacto será pequeno, ou mesmo nenhum, para os seguros e resseguros da Flórida.

Lynne McChristian, representante da Flórida no Insurance Information Institute, disse que os resseguros começaram esta temporada de furacões com um nível de capital extraordinariamente elevado em caixa, e que provavelmente poderão arcar com as perdas sem prejuízo. Além disso, os maiores danos causados por Sandy no nordeste foram provenientes de inundações, cuja responsabilidade é do National Flood Insurance Program, e não de seguradoras e resseguradoras privadas, disse a funcionária.

O impacto de Sandy no valor dos seguros dependerá de como as seguradoras vão lidar com as apólices. Frequentemente, as companhias acabam pagando um alto valor para advogados e analistas para ajustar o valores pagos ao segurados que elas consideram abusivos. Uma má administração pode levar ao aumento da valor do seguro cobrado pelas ressegoradoras às seguradoras que não souberem lidar corretamente com esse ajuste.

Os especialistas afirmam que ainda vai levar semanas até que se tenha uma noção exata do impacto de Sandy nos segurados, companhias de seguros e resseguros. O debate ainda vai ser longo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo