Histórico

Saúde: No verão, até os olhos exigem cuidados especiais

Óculos escuros não servem apenas como acessório para compor o visual

Todos sabemos que o verão exige cuidado especial com a pele, que exposta excessivamente ao sol pode gerar rugas, manchas e envelhecer precocemente. No entanto, poucas pessoas percebem que a estação mais quente e ensolarada do ano é altamente prejudicial à vista e os olhos merecem atenção redobrada. Mais do que um acessório charmoso, os óculos escuros são a melhor saída para evitar os problemas de visão provocados pelos raios ultravioleta.

Doenças como a catarata e o pterígio, aquele tercido carnoso ou pelezinha que cresce sob a córnea, costumam aparecer em quem está constantemente exposto ao sol. Além disso, no verão os olhos estão mais propensos à conjuntivite, ou seja, a irritação e inflamação da membrana que reveste o olho. Mas engana-se quem pensa que qualquer tipo de óculos escuros ou colírio pode resolver a situação.

O principal alerta é em relação à qualidade dos óculos: somente os produtos confeccionados por marcas confiáveis devem ser usados, pois especialistas garantem que os falsificados são ainda mais prejudiciais do que andar sem a proteção nos olhos . Trata-se, portanto, de um acessório de dupla função – estética e saúde. O mesmo vale para os colírios, já que o remédio errado pode piorar a situação e causar alergias, inflamação e escurecimento dos olhos claros com dupla coloração. Outra boa dica é usar sempre um boné, viseira ou chapéu ao ficar no sol. Tomando estas precauções, aproveite bem o verão.

PERGUNTE AO ESPECIALISTA

É verdade que através de um exame dos olhos podemos descobrir doenças em outras partes do corpo?

A íris dos olhos é um mapa que desvenda o estado de cada organismo. Por isso pode, sim, ajudar a detectar problemas presentes e prevenir outros. A ciência baseada na análise da estrutura da íris, um dos tecidos mais complexos que temos, é chamada de iridologia. As marcas ou sinais da íris representam um quadro detalhado da integridade do corpo e sua estrutura constitucional. Com os preços cada vez mais caros dos exames médicos, agora e mais do que nunca temos a necessidade de meios menos complicados de analisar o nosso estado de saúde. Por isso, também, a iridologia tem tido tanto sucesso.

Colaborou com a coluna a iridóloga Ana Rodrigues

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo