Histórico

Saúde: Sol: todo o cuidado é pouco

Saiba como evitar manchas na pele durante o verão

Ninguém gosta de ter uma pele com manchas, que denunciam a idade e demonstram um certo desleixo com a saúde. Com o verão se aproximando – e os dias ensolarados e quentes no sul da Flórida confirmam – nunca é demais lembrar que o excesso de exposição solar, ao longo dos anos, pode estimular a produção de melanina da pele de forma irregular, causando estas tão temidas marquinhas. É bem verdade que as manchas solares são mais comuns em pessoas claras, mas mesmo para nós, brasileiros, de pele mais pigmentada que os americanos, por exemplo, todo cuidado é pouco.
As manchas costumam aparecer em locais sensíveis como o rosto, ombros e colo, em pessoas que costumam se expor ao sol sem proteção. Com o passar do tempo a mancha pode crescer, ficar áspera e, até mesmo, se transformar em lesão pré-cancerígena. Portanto, além da questão da beleza, o assunto é fundamental também para a saúde. Daí a importância da aplicação do filtro solar nos banhos de sol, principalmente entre 10 am e 4 pm. No verão, os produtos de proteção devem ser aplicados a cada duas horas para garantir sua eficácia.

Nas mulheres, as manchas costumam aparecer por volta dos 30 anos de idade e são chamadas de melasmas. Hormônios podem aumentar os riscos de pigmentação, mas o sol ainda é o grande inimigo nesse particular. Por isso, aí vão algumas dicas para manter a pele sempre saudável e bonita, mesmo numa região onde o sol brilha quase todos os 365 dias do ano.

DICAS:

• Filtro Solar é indispensável, não há discussão: para aproveitar os dias de sol use protetor com FPS 30. Ao escolher a marca de sua preferência, procure alguma que tenha ação contra os raios ultra-violetas, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o aparecimento das manchas na pele.

• Sol sem chapéu de abas largas é proibido: mesmo quem usa boné pode deixar expostas algumas partes do rosto. Por isso, mulheres, optem pelo chapéu, que é mais elegante e faz sombra até o pescoço ou ombros. Os homens ficam bem só de boné ou viseira.

• Quem se depilou não vai para o sol: as mulheres devem se lembrar que quem depila o buço deve evitar se expor ao sol por no mínimo três dias após a depilação e fugir das reações inflamatórias numa das partes mais sensíveis do rosto.

• Maquiagem ajuda a disfarçar as manchas: no dia-a-dia, escolha uma base e pó no tom da sua pele com filtro 30 ou 40. Ajudam a disfarçar manchas e imperfeições e ainda protegem sua pele.


Pergunte ao Especialista

Como saber se devo usar aparelho nos dentes?

As pessoas sabem que devem usar aparelho quando percebem que seus dentes estão tortos, ou que seus arcos dentários não se juntam bem. Outras vezes, o paciente não queixa-se da parte estética, e sim das partes funcionais. Dizem que sentem dores quando abrem e fecham a boca, ou quando acordam de manhã e sentem dores perto do ouvido, que é o lugar da articulação temporo-mandibular. Essa articulação recebe a força da mastigação dos dentes. É muito importante que as pessoas visitem o dentista regularmente e perguntem a ele se é necessário usar aparelho ou não. O dentista fará um estudo dentro da documentação ortodôntica com o paciente, e se necessário será encaminhado para um estudo especializado com o profissional da ortodontia.

Colaborou Dr. Santiago Roldan


No tratamento com o quiroprata, qual a importância dos exercícios e das orientações posturais?

A prevenção é uma parte muito importante do tratamento e permanecer em atividade é importante para pessoas com dores e problemas de coluna. Durante o tratamento, serão dadas orientações para exercícios especifícos e de reabilitação, assim como instruções para corrigir e manter uma boa postura.

Colaborou David Maklan

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo