Sede da Nasa na Flórida é opção de lazer para turistas

Entre as atrações, está o astronauta brasileiro Marcos Pontes que participa de eventos no Kennedy Space Center

0
3372

DA REDAÇÃO – Os brasileiros que visitam Orlando (FL), neste mês de julho, têm um motivo a mais para dar uma “esticada” na viagem até o Cabo Canaveral, onde está instalada a sede da Nasa no Kennedy Space Center: conhecer o astronauta brasileiro Marcos Pontes e outros astronautas famosos. Ele participa de uma programação que coloca astronautas em contato com os turistas que visitam o local. Com informações do G1.

O astronauta brasileiro está no local desde a sexta-feira (8), quando foi comemorado cinco anos do último voo do ônibus espacial Atlantis – espaçonave que é um marco na história da exploração espacial americana, com 33 viagens bem-sucedidas ao espaço. Além de Pontes, outros astronautas como Winston Scott e Jon McBride estarão no local durante todo o mês para visitas guiadas.

“A exploração espacial está em um momento muito interessante. Estamos no ponto de mudança onde vamos ter muito em breve as ferramentas necessárias para explorar outros planetas. Sempre que estou aqui na Nasa eu procuro mostrar para os brasileiros que a gente precisa acreditar mais na capacidade do nosso povo. Tento plantar uma emente de esperança, de novação, de um futuro melhor para o país por meio da pesquisa e da tecnologia”, afirma o astronauta.

Marcos Pontes participa duas vezes por ano da programação no Kennedy Space Center, normalmente em janeiro e julho. Durante muitos anos ele foi o único astronauta não-americano a ser escalado no KSC.

A colunista do AcheiUSA, Aline Rezener, já esteve no local e entrevistou Pontes. “Tivemos o enorme prazer de conversar com o Marcos Pontes, nosso astronauta e primeiro brasileiro a ir ao espaço. Com uma história simplesmente incrível de muito estudo e esforço ele conseguiu hoje ser uma das pessoas mais importantes no nosso país”, disse.

Parque de diversões espacial

O KSC fica a cerca de uma hora de Orlando, destino de milhares de brasileiros que visitam os parques da Disney, Universal e SeaWorld.

No ingresso básico do KSC – que custa de $40 (crianças) a $50 (adultos) – está incluído o acesso à maioria das atrações, como o jardim de foguetes, a exibição do Atlantis, o brinquedo que simula o lançamento de um ônibus espacial, palestra com o astronauta do dia e o cinema em IMAX. O ingresso também dá direito ao visitante de pegar o ônibus até o prédio dedicado às missões Apollo, que levaram o homem à Lua. É lá que está exposto o foguete Saturno, o maior já construído até hoje, e onde existe uma legítima pedra lunar que pode ser tocada.

O visitante pode adquirir ingressos complementares que dão acesso a áreas restritas da sede da Nasa. Os tipos de ingresso e os valores podem ser conferidos no site do Kennedy Space Center.

De acordo com Aline, no passeio é possível ver trajes espaciais reais, a cápsula da Apollo 14, Space Shuttle Atlantis, um foguete Apollo Saturn V, pedaços de material lunar, e muito mais.

Além das atrações “normais”, o visitante também pode se programar para ver ao vivo o lançamento de um foguete. O próximo lançamento, da empresa SpaceX, está previsto para o dia 18. Mais informações no site www.kennedyspacecenter.com.